Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência: apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica

Autores

  • Luiz Artur Ferraretto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18855

Palavras-chave:

Rádio comercial, Mercadoria, Identidade

Resumo

Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe (1983) a respeito da configuração da audiência como tal e na proposta de periodização da história do rádio brasileiro apresentada em trabalho anterior. Cotejando a proposição do pesquisador canadense com as alterações sofridas pelo meio e pelo sistema capitalista desde a década de 1970, oferece elementos para complementar aquela noção, a saber o papel da identidade da emissora e do relacionamento com a marca. Busca, deste modo, apresentar subsídios para a compreensão do negócio radiofônico na contemporaneidade, quando a convergência passa a predominar como estratégia mercadológica.

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Biografia do Autor

Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Comunicação Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

Ferraretto, L. A. (2015). Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência: apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica. Revista FAMECOS, 21(3), 943–965. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.18855

Edição

Seção

Rádio