Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação

  • Luiz Artur Ferraretto Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Convergência, economia política da comunicação, rádio

Resumo

O artigo traz questões relacionadas às novas lógicas de produção, distribuição e consumo de conteúdos radiofônicos em um ambiente de convergência midiática. A expansão do rádio rumo às plataformas digitais reconfigura as práticas comunicacionais, acelerando a concentração empresarial, mas também permitindo o surgimento de novos atores – notadamente, do setor de telecomunicações. Analisa-se, portanto, o novo lugar do rádio, indústria cultural que hesita entre as ondas eletromagnéticas e a multiplicidade de oferta de conteúdos e de canais de difusão do novo mundo digital. Estuda-se, aqui, o chamado rádio comercial, discutido em quatro âmbitos: 1) tecnológico; 2) empresarial; 3) profissional e 4) de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Artur Ferraretto, Universidade de Caxias do Sul
Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Dezembro registra o melhor crescimento do ano em acessos móveis. 19 jan. 2010. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/ Acesso em: 27 jan. 2010.

BARBOSA, Suzana. Convergência jornalística em curso: as iniciativas para integração de redações no Brasil. In: RODRIGUES, Cátia. (Org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ Sulina, 2009, p. 35-55.

BRITTOS, Valério. Cruz. A televisão no Brasil, hoje: a multiplicidade da oferta. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, ano 20, n. 31, p. 9-34, 1999.

_____. O rádio brasileiro na fase da multiplicidade da oferta. Verso & Reverso. São Leopoldo:Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ano 16, n. 35, p. 31-54, jul.-dez. 2002.

_____. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006. Bustamante RAMÍREZ, Enrique. (coord.). Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias culturales en la era digital. Barcelona: Gedisa, 2003.

CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.

_____. Modelos de radio, desarollos e innovaciones: del diálogo y participación a la interactividad. Madri: Fragua, 2007.

Ferraretto, Luiz Artur. Possibilidades de convergência tecnológica: pistas para a compreensão do rádio e das formas do seu uso no século 21. In: XXX Intercom, 2007, Santos. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Comunicação. Santos: Intercom, 2007.

_____. Alterações no modelo comunicacional radiofônico: perspectivas de conteúdo em um cenário de convergência tecnológica e multiplicidade da oferta. In: XXXII Intercom, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Comunicação. Curitiba: Universidade Positivo, 2009.

_____. Rádio e capitalismo no Brasil: uma abordagem histórica. In: HAUSSEN, Dóris Fagundes; BRITTOS, Valério Cruz. (Org.). Economia política, Comunicação e cultura: aportes teóricos e temas emergentes na agenda política brasileira. Porto Alegre: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009, p. 93-112.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis: compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

GARCÍA AVILÉS, José Alberto; CARVAJAL, Miguel. Integrated and cross-media newsroom convergence: Two models of multimedia news production – The cases of Novotécnica and La Verdad Multimedia in Spain. In.: Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies. Londres: Sage, v. 14, n. 2, 2008, p. 221-39.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

HERSCHMANN, Micael & KISCHINHEVSKY, Marcelo. A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista Famecos, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, n. 37, p. 101-6, dez. 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.

_____. Amigo ouvinte, o locutor perdeu o emprego: considerações sobre o processo de automação nas rádios FM do Rio de Janeiro. EPTIC On-line – Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y comunicación. Aracaju: Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, ano 9, v. 10, n. 3, set./dez. 2008. Disponível em: http://www2.eptic.com.br/arquivos/Revistas/ v.X,n.3,2008/13-MarceloKischinhevsky.pdf Acesso em: 23 nov. 2009.

MORAND, Carolina, gerente de Jornalismo da CBN no Rio de Janeiro. Entrevista pessoal em 22 de outubro de 2009.

PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 2, n. 13, 2005. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/ article/

view/4210/4466 Acesso em: 23 nov. 2009.

SAAD CORRÊA, Elizabeth, CORRÊA, Hamilton. Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e definição de metodologias de pesquisa. Verso & Reverso, São Leopoldo: Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, n. 50, 2008. Disponível em: http://www.versoereverso.unisinos.br/in-dex.php?e=14&s=9&a=115 Acesso em: 23 nov. 2009.

SAAD CORRÊA, Elizabeth; LIMA, Marcelo Coutinho. O impacto das mídias sociais nas empresas informativas, transformações no processo produtivo. In: BRITTOS, Valério. Cruz. (org.). digitalização e práticas sociais: modulações e alternativas do audiovisual. São Leopoldo: Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2009, p. 23-41.

SALAVERRÍA, Ramón; GARCÍA AVILÉS, José Alberto. La convergencia tecnológica en los medios de comunicación: retos para el periodismo. Trípodos, Barcelona: Universitat Ramon Llull, n. 23, p. 31-47, 2008.

Como Citar
Ferraretto, L. A., & Kischinhevsky, M. (2011). Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista FAMECOS, 17(3), 173-180. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8185
Seção
Cultura e Mediação