Comunicação e as transformações na cultura do consumo

Autores

  • Tarcyanie Cajueiro Santos UNISO

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11349

Palavras-chave:

Cultura do consumo, comunicação, subjetividade

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa “Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas na sociedade”, financiada pela FAPESP. Nele, analisamos a sociedade da comunicação e da cultura de consumo, que se difunde nas sociedades do final do século XX e início do XXI, buscando compreender as transformações que têm ocorrido em sua esfera e o modo como incide nas subjetividades contemporâneas. Para tanto nos detemos no campo da publicidade e do marketing. Do ponto de vista do campo publicitário e dos anúncios, nota-se uma mudança de valores onde o empreendimento voltado para a “construção da marca” objetiva criar uma boa imagem da empresa. Do ponto de vista do marketing, busca-se estabelecer uma relação emocional com o consumidor, objetivando satisfações intangíveis, que produzem reações sensoriais.

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Como Citar

Santos, T. C. (2012). Comunicação e as transformações na cultura do consumo. Revista FAMECOS, 19(1), 208–224. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11349

Edição

Seção

Consumo