Juventudes, cosmopolitismos e consumo midiático

Experiências de pesquisa em Cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36725

Palavras-chave:

Juventudes, Música pop, Consumo midiático

Resumo

Este artigo discute o consumo midiático ligado à música pop entre jovens cubanos a partir de pesquisa de campo de inspiração etnográfica realizada entre os anos de 2016 e 2017 na cidade de Havana, que problematiza as prescrições sobre os estudos sobre juventudes na América Latina. A relevância do estudo está em debater o cosmopolitismo em contextos econômicos e políticos particulares evidenciando diferentes maneiras de construção de ideais de Modernidade. Apresenta uma discussão teórico-conceitual com vistas a auxiliar estudos e análises sobre juventudes realçando os tensionamentos do consumo digital e midiático na ilha socialista. Destaca a consagração de um formato particular de mídia, o “paquete digital” (conjunto de arquivos baixados e compartilhados) que incide no debate sobre acesso à internet em Cuba, disputas políticas e ideológicas referentes ao embargo econômico imposto ao país e tentativas de diálogo do Estado cubano com a juventude.

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Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil; mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) e do Departamento de Comunicação (Decom) da UFPE. Bolsista produtividade em pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq.

Simone Luci Pereira, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais – Antropologia e Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática (PPGCOM) da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, SP, Brasil, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Culturas urbanas, Música e Comunicação (URBESOM). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Soares, T., & Pereira, S. L. (2021). Juventudes, cosmopolitismos e consumo midiático: Experiências de pesquisa em Cuba. Revista FAMECOS, 28(1), e36725. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36725

Edição

Seção

Mídia e Cultura