Narrativas da consciência: a representação da subjetividade nas linguagens literárias e teatral e sua transposição para o cinema

Autores/as

  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3307

Palabras clave:

Subjetividade, literatura, cinema

Resumen

O presente artigo tem como ponto de partida o ensaio “La conciencia y la novela”, do David Lodge, que aborda as relações entre literatura e representação da subjetividade humana. Uma de suas afirmações contudo, choca-se com avaliações vindas da dramaturgia, especialmente por “Mestres do teatro”, de John Gassner, e “Hamlet – poema ilimitado”, de Harold Bloom. A partir deste choque de opiniões, procuramos refletir sobre como o cinema trabalha a representação da consciência. Para tanto, elegemos algumas versões de “Hamlet” como nosso objeto de estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BLOOM, Harold. Hamlet – poema ilimitado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

CULLER, Jonathan. Teoria Literária; uma introdução. São Paulo: Becca, 1999.

GASSNER, John Gassner. Mestres do teatro I. São Paulo: Perspectiva, 1997.

LODGE, David. La conciencia y la novela; crítica literaria y creación literaria. Barcelona: Ediciones Península, 2004.

LODGE, David. The art of fiction. Londres: Penguin Books, 1992.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

Publicado

2008-04-13

Cómo citar

Gerbase, C. (2008). Narrativas da consciência: a representação da subjetividade nas linguagens literárias e teatral e sua transposição para o cinema. Revista FAMECOS, 12(26), 92–101. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.26.3307

Número

Sección

Espacio y subjetividad