A autoria por acúmulo em filmes de baixíssimo orçamento no Brasil e na França (2004-2009)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10388Palavras-chave:
Economia do cinema, cinema brasileiro, cinema francêsResumo
Este ensaio apresenta os primeiros resultados da pesquisa “O autor audiovisual no despertar do século 21: renascimento ou funeral?”, financiado pela CAPES, no âmbito de estágio Pós-doutoral na Universidade Sorbonne-Nouvelle, Paris 3, sob a orientação do professor Laurent Creton, entre janeiro e março de 2010. O texto está dividido em três seções: sumário das origens da autoria na literatura, na fotografia e no cinema; observações sobre o corpus do trabalho; a autoria nos filmes de baixíssimo orçamento. Na última seção é desenvolvida a ideia de que, nos filmes brasileiros e franceses reali- zados com pequenos custos entre 2004 e 2009, o diretor estabelece sua autoria através de um constante acúmulo de outras funções além da direção. Também é abordada a possibilidade de que essa forma de exercer (e de pensar) a autoria esteja presente em outros tipos de filmes, dando assim os primeiros passos na necessária revisão do conceito de autoria no cinema contemporâneo em geral.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2008.
BERNARDET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? [s.l.]: Vega, 2000.
VIDAL, Gore. De fato e de ficção; ensaios contra a corrente. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
ZILBERMAN, Regina. Institucionalização da autoria e reificação do escritor. Revista Lumina, Rio de Janeiro, Facom/UFJF , v. 4, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/lumina/R6-ReginaZ-HP.doc Acesso em: maio de 2011.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.