A autoria por acúmulo em filmes de baixíssimo orçamento no Brasil e na França (2004-2009)

  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Economia do cinema, cinema brasileiro, cinema francês

Resumo

Este ensaio apresenta os primeiros resultados da pesquisa “O autor audiovisual no despertar do século 21: renascimento ou funeral?”, financiado pela CAPES, no âmbito de estágio Pós-doutoral na Universidade Sorbonne-Nouvelle, Paris 3, sob a orientação do professor Laurent Creton, entre janeiro e março de 2010. O texto está dividido em três seções: sumário das origens da autoria na literatura, na fotografia e no cinema; observações sobre o corpus do trabalho; a autoria nos filmes de baixíssimo orçamento. Na última seção é desenvolvida a ideia de que, nos filmes brasileiros e franceses reali- zados com pequenos custos entre 2004 e 2009, o diretor estabelece sua autoria através de um constante acúmulo de outras funções além da direção. Também é abordada a possibilidade de que essa forma de exercer (e de pensar) a autoria esteja presente em outros tipos de filmes, dando assim os primeiros passos na necessária revisão do conceito de autoria no cinema contemporâneo em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2008.

BERNARDET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? [s.l.]: Vega, 2000.

VIDAL, Gore. De fato e de ficção; ensaios contra a corrente. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ZILBERMAN, Regina. Institucionalização da autoria e reificação do escritor. Revista Lumina, Rio de Janeiro, Facom/UFJF , v. 4, n. 1, p. 1-10, jan./jun. 2001. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/lumina/R6-ReginaZ-HP.doc Acesso em: maio de 2011.

Como Citar
Gerbase, C. (2011). A autoria por acúmulo em filmes de baixíssimo orçamento no Brasil e na França (2004-2009). Revista FAMECOS, 18(3), 894-915. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10388
Seção
Tecnologias do Imaginário