Streaming de conteúdo, streaming de si? Elementos para análise do consumo personalizado em plataformas de streaming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.35310

Palavras-chave:

Consumo, Plataformas de streaming, Teoria de Prática

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar elementos para a análise de consumo em plataformas de streaming pela Teoria de Prá tica (TP). Percebe-se que os sistemas de recomendação inerentes a essas plataformas produzem uma concepçã o de individualidade acionada por dinâmicas sociotécnicas que envolvem padrões de endereçamento de conteúdos e de anúncios combinados com os dados gerados pelas atividades dos usuários. Acredita-se que o caráter permanente dessa reciprocidade entre procedimentos automatizados e a açã o dos usuários revela o consumo por meio de alianças temporárias entre essas partes e, por isso, renova o interesse nas abordagens de consumo que consideram a produção de sentido e de identidades. Aspectos materiais, competências, significados e dinâmicas relacionais são elementos provenientes das TP que servem como base para analisar consumo nas referidas plataformas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale (Feevale), Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Doutora em Comunicaçã o Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora e pesquisadora da Universidade Feevale (PPG em Processos e Manifestaçõções Culturais, PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Mestrado Profissional em Indústria), em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale (Feevale), Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Doutora em Comunicaçã o e Informaçã o pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora e pesquisadora da Universidade Feevale (Mestrado Profissional em Indústria Criativa), em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Referências

ALILOUPOUR, Nicole. The impact on technology on the entertainment distribuition market: the effects de Netflix and Hulu on Cable Revenue. 2016. 746 p. Tese (Doutorado em Economia) – Scripps College, Claremont. 2016. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/scripps_theses/746. Acesso em: 12 fev. 2019.

BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin (org.). Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser. Vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

BURROUGHS, Benjamin Edward. Streaming media: audience and industry shifts in a networked society. 2015. 205 f. Tese (Doutorado em Estudos de Comunicação) – Univesity of Iowa, Iowa, 2015. Disponível em: https://ir.uiowa.edu/etd/1833. Acesso em:12 fev. 2019.

CASTAÑEDA, Marcelo. Teorias das Prá ticas na Aná lise do Consumo. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 46, n. 3, p. 248-255, 23 dez. 2010. http://dx.doi.org/10.4013/csu.2010.46.3.04.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petró polis, RJ: Vozes, 1990.

CHENEY-LIPPOLD, John. We are data. Algorithms and the making of our digital selves. New York: New York University Press, 2017.

CHRISTENSEN, Toke; RØPKE, Inge. Can Practice Theory inspire studies of ICTs in everyday life? In: BRÄUCHLER, Birgit; POSTILL, John (org.). Theorising media and practice. Oxford, Nova York: Berghahn, 2010. p. 233-278.

COFFEY, Aoife. The impact that music streaming services such as Spotify, Tidal and Apple Music have had on consumers, artists and the music industry itself. 2016. 38 f. Dissertação (Mestrado em Mídia Digital Interativa) – Universidade de Dublin, Dublin, 2016. Disponível em: https://scss.tcd.ie/publications/theses/diss/2016/TCD-SCSS-DISSERTATION-2016-027.pdf. Acesso em: 12 fev. 2019.

COULDRY, Nick. Theorising Media as a Practice. In: BRÄ UCHLER, Birgit; POSTILL, John (org.). Theorising media and practice. Oxford: Berghahn, 2010. p. 35-54.

DATTA, Hannes; KNOX, George; BRONNENBERG, Bart. Changing their tune: How consumer`s adoption of online streaming affects music consumption and Discovery. Informs, Catonsville, v. 36, n. 2, p. 1-17, 2017. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/10.1287/mksc.2017.1051. Acesso em: 11 fev. 2019.

GIDDENS, Anthony. A constituiçã o da sociedade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

HAGGEN, Anja; LÜDERS, Marika. Social streaming? Navigating musica as personal and social. Convergence, Catonsville, v. 23, n. 6, p. 1-17, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1354856516673298. Acesso em: 11 fev. 2019.

GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOVWSKI, Pablo; FOOT, Kirsten. Media Technologies. Essays on communication, materiality, and society. Cambridge: MIT Press, 2014.

HALKIER, Bente; JENSEN, Iben. Methodological challenges in using practice theory in consumption research. Examples from a study on handling nutritional contestations of food consumption. Journal Of Consumer Culture, [S. I.], v. 11, n. 1, p. 101-123, mar. 2011. SAGE Publications. Disponivel em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1469540510391365. Acesso em: 10 jan. 2019.

JACKS, Nilda; CAPPARELLI, Sérgio. Etnografia, mídia e cotidiano: eixo sincrônico. In: JACKS, Nilda, CAPPARELLI, Sérgio (org.). TV, família e identidade: Porto Alegre “fim de século”. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. p. 165-195.

JENSEN, Klaus. Reception as Flow: Media Constituents of Social Semiotics. In: JENSEN, Klaus. The Social Semiotics of Mass Comunication. London: SAGE Publications. 1995.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

MAGAUDDA, Paolo. When materiality ‘bites back’: digital music consumption practices in the age of dematerialization. Journal of Consumer Culture, [S. I.], v. 11, n. 1, p. 15-36, mar. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1469540510390499. Acesso em: 1 fev. 2018

MONTARDO, Sandra Portella; PAZ; Samyr. Performance Play: Consumo digital como plataforma no streaming de games da plataforma Twitch. Revista Fronteiras. Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 20, n. 2, p. 190-203, 2018.

MONTARDO, Sandra Portella. Consumo digital e teoria de prática: uma abordagem possível. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 1-15, 2016.

PASE, André. Do papel ao Ipad: livros e revistas publicadas como aplicativos em bibliotecas 2.0. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2010. p. 1-15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3122-1.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

PAUL, Christiane. From Immateriality to Neomateriality. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ELETRONIC ART, 21, 2015. Proceedings [...]. Disponível em: https://isea2015.org/proceeding/submissions/ISEA2015_submission_154.pdf. Acesso em: 1 maio 2020.

PETERSON, Mark Allen. ‘But it is my habit to read the Times’: metaculture and practice in the reading of Indian newspapers. In: BRÄ UCHLER, Birgit; POSTILL, John (org.). Theorising media and practice. Oxford: Berghahn, 2010. p. 127-145

POSTILL, John. Introduction: theorising media and practice. In: BRÄ UCHLER, B.; POSTILL, John (org.). Theorising media and practice. Oxford: Berghahn, 2010.

PREY, Robert. Nothing personal: algorithmic individuation on music streaming platforms. Media, Culture & Society, Londres, v. 40, n. 7, p. 1086-1100, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0163443717745147. Acesso em: 11 fev. 2019.

RECKWITZ, Andreas. Toward a theory of social practices: a development in culturalist theorizing. European Journal of Social Theory, [S. I.], n. 5, p. 243-63, 2002.

SCHATZKI, Theodore. Introduction: practice theory. In: SCHATZCHI, Theodore; KNORR CETINA, Karin; von SAVIGNY, Eike (org.). The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, 2001.

SCHATZKI, Theodore. Social practices: a Wittgensteinian appproach to human activity and the social. Cambridge: Cambridge Univerity Press, 1996.

SHARMA, Romil. The Netflix effect: impacts of streaming model on television storytelling. 2016. 214 p. Tese (Doutorado em Estudos Fílmicos) – Universidade Wesleyan, Middletown, 2016. Disponível em: https://wesscholar.wesleyan.edu/etd_hon_theses/1590. Acesso em: 12 fev. 2019.

SHOVE, Elizabeth. Everyday practice and the production and consumption of time. In: SHOVE, Elizabeth; TRENTMAN, Frank; WILK, Richard. Time, consuption and everyday life: practice, materiality and culture. Oxford: Berg, 2009.

SHOVE, Elizabeth; PANTZAR, Mika; WATSON, Matt. The dinamics of social practice: everyday life and how it changes. Londres: Sage, 2012.

SILVA, Nathália; MORIGI, Valdir. Fluxo transmidiá tico: entre as possibilidades de discutir a recepção no ambiente de mídias. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 1, p. 81-93, jul. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/5330. Acesso em: 10 dez. 2017.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002

SLAGER, Remco. Streaming into the future: the value of music in the digital age. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades) – Universidade de Utrecht, Utrecht, 2016. Disponível em: https://dspace.library.uu.nl/handle/1874/338317. Acesso em: 12 fev. 2019.

SMITH, Michael; TELANG, Rahul. Streaming, sharing, stealing. Big data and the future of entertainment. Cambridge: The MIT Press, 2016.

THOMES, Tim Paul. An economic analysis of online streaming: how the music industry can generate revenues from cloud computing. Centre for European Economic Research, [S. I.], 2011. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1866228. Acesso em: 1 maio 2020.

THRIFT, Nigel. Beyond Mediation: Three New Material Registers and Their Consequences. In: MILLER, Daniel. Materiality. Durham: Duke University Press, 2005.

VALIATI, Vanessa. “Você ainda está assistindo?”: O consumo audiovisual sob demanda em plataformas digitais e a articulação das prá ticas relacionadas à Netflix na rotina dos usuários. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174831#. Acesso em: 10 jan. 2019.

VAN DIJCK, José. The culture of connectivity. A critical history of social media. Nova York: Oxford University Press, 2013.

VONDERAU, Patrick. The Politics of Content Aggregation. Television & New Media, [S. I.], v. 16, n. 8, p. 717-733, 2015.

ZUILHOF, Jan. The soundtracked self: algorithm individuation on Spotify. 2014. 58 p. Dissertação (Mestrado em Nova Mídia e Culturas Digitais) – Universidade de Amsterdan, Amsterdan, 2014. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwiP47z_ibbgAhUpH7kGHVgWA9oQFjAAegQICRAC&url=http%3A%2F%2Fscriptiesonline.uba.uva.nl%2Fdocument%2F605922&usg=AOvVaw0gd7ba88zIyHBgt7FToP0D. Acesso em: 12 fev. 2019.

WARDE, Alan. After taste: Culture, consumption and theories of practice. Journal Of Consumer Culture, [S. I.], v. 14, n. 3, p. 279-303, 25 ago. 2014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1469540514547828. Acesso em: 10 jan. 2019.

WARDE, Alan. Consumption and Theories of Practice. Journal of Consumer Culture, [S. I.], v. 5, n. 2, p. 131-153, jul. 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1469540505053090. Acesso em: 10 dez. 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Montardo, S. P., & Valiati, V. A. D. (2021). Streaming de conteúdo, streaming de si? Elementos para análise do consumo personalizado em plataformas de streaming. Revista FAMECOS, 28(1), e35310. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.35310

Edição

Seção

Cibercultura