Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13078Palavras-chave:
Consumo, Ciberativismo, FacebookResumo
Este estudo analisa práticas de consumo online e sua associação com o conceito de performance na página da WikiLeaks no Facebook. O consumo, entendido enquanto manipulação de bens na construção de identidades (BARBOSA, 2009) sugere uma aproximação com o conceito de performance em sites de rede sociais. Frente a isso, pergunta-se: 1) que apropriações do consumo podem ser identificadas nas práticas ciberativistas da WikiLeaks no Facebook? 2) o conceito de performance problematiza esse tipo de consumo? Esta pesquisa se define como exploratória, com coleta de dados via levantamento bibliográfico e de dados na web. Percebeu-se que práticas de consumo online ciberativistas se prestam à construção de identidade e, ainda, que em sites de redes sociais é possível, não só performar (mostrar o que se faz), quanto fazer propriamente dito.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de. Nada além da epiderme: a performance romântica da tatuagem. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
AMARAL, Adriana. Customização, viralização, e disputas nas performances e práticas de consumo subcultural nos sites de redes sociais. In: COMUNICON, 1., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2011.
AMARAL, Adriana; MONTEIRO, Camila. “ESSES ROQUERO NÃO CURTE”: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
AMARAL, Adriana; FRAGOSO, Sueli; RECUERO, Raquel. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
AMARAL, Adriana; MONTARDO, Sandra. Mapeamento temático da história da cibercultura no Brasil. No prelo.
ARAÚJO, Willian Fenandes. Ciberativismo: levantamento do estado da arte na pesquisa no Brasil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA (ABCiber), 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BARBOSA, Lívia. O estudo do consumo nas ciências sociais contemporâneas. In: BARBOSA, L. CAMPBELL, Colin. Consumo, cultura e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BATISTA, Jandré Corrêa; ZAGO, Gabriela da Silva. Ativismo em redes sociais digitais: Os fluxos de comunicação no caso #forasarney. In: Estudos em Comunicação/Communication Studies, v. 8, p. 129-146, 2010.
BOYD, danah. Why Youth (Heart) Social Network Sites: The role of Networked Publics in Teenage Social Life. In: BUCKINGHAM, David (Ed.). MacArthur Foundation series on digital learning – Youth, identity, and digital media volume. Cambridge: MIT Press, 2007.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance. Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.
FUNDRAZR. Raise more money. Disponível em: http://fundrazr.com/. Acesso em: 10 ago. 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
NASCIMENTO, Liliane da C. Exposição e performance em sites de rede sociais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA (ABCiber), 4., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
SÁ, Simone de; HOLZBACH, Ariane. #u2youtube e a performance mediada por computador. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, v. 1, p. 28-39, 2010.
RECUERO, Raquel da Cunha. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
UGARTE, David de. O poder das redes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
WIKILEAKS. About. Disponível em: http://www.WikiLeaks.org/about. Acesso em: 10 jan. 2011.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.