A configuração da questão dos interesses no âmbito de uma ética do profissional de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.9860Palavras-chave:
Comunicação, ética, jornalismoResumo
Este artigo delineia as possibilidades e condições de uma ética do jornalista a partir da análise do conceito de campo de Pierre Bourdieu e da ética do discurso de Jürgen Habermas. Embora os dois pensadores pareçam ter pouco em comum, ambos têm na noção de interesse um ponto chave de uma discussão sobre ética. Neste texto, o objetivo é discutir essas duas possibilidades de configuração de uma ética comunicativa de modo a analisar o que parece ser um paradoxo cotidiano entre as responsabilidades do profissional e o papel desempenhado pelo interesse nas práticas jornalísticas e na ética comunicativa.Downloads
Referências
AUDI, Robert. Moral value and human diversity. Oxford: OUP, 2007.
BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na Comunicação. São Paulo: Moderna, 1995.
BARROS FILHO, Clóvis de; MARTINO, Luis Mauro Sá. O habitus na comunicação. São Paulo: Paulus, 2003.
BOHMAN, James. O que é a deliberação pública? Uma abordagem dialógica. In: MARQUES, Ângela (Org.). A deliberação pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas: textos fundamentais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 31-84.
BOURDIEU, Pierre. Le senses pratique. Paris: Minuit, 1980.
______. Ce que parler veut dire. Paris: Fayard, 1993.
______. Raisons Pratiques. Paris: Seuil, 1997.
______. Langage et pouvoir symbolique. Paris: Seuil, 1996.
CHAMBERS, Simone. Reasonable Democracy – Jürgen Habermas and the Politics of Discourse. London: Cornell
University Press, 1996.
CHAPPELL, Timothy. Ethics and Experience. Londres: Acumen, 2009.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.
COHEN, Jean; ARATO, Andrew. Discourse Ethics and Civil Society. In: COHEN, Jean; ARATO, Andrew (Orgs.). Civil society and political theory. Cambridge: MIT Press, 1992, p. 345-420.
ESTEVES, João Pissarra. Espaço Público e Democracia: comunicação, processos de sentido e identidades sociais. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2003.
______. A ética da comunicação e os media modernos: legitimidade e poder nas sociedades complexas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenian, 1998.
FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: a contribution to the critique of actually existing democracy. Social Text, n. 25/26, p. 56-80, 1990.
GASTIL, John. Political Communication and Deliberation. London: Sage, 2008.
GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley. Comunicação e democracia: problemas e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo. São Paulo: Escrituras, 2002.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
______. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. The theory of communicative action. Boston: Beacon Press, v.2, 1987.
______. A Reply to my Critics. In: THOMPSON, J. B., HELD, D. (Eds.). Habermas: critical debates. Cambridge: MIT Press, 1982, p. 219-283.
KARAM, Francisco José. Jornalismo, Ética e Qualidade. São Paulo: Summus, 1997.
LUKES, Steven. Moral relativism. Londres: Profile, 2008.
MANSBRIDGE, Jane. Conflict and Self-Interest in Deliberation. Paper presented at Granada IVR workshop on deliberative democracy and its discontents, on 25 and 27 May, 2005.
MANSBRIDGE, Jane e outros. The place of self-interest and the role of power in deliberative democracy. The Journal of Political Philosophy, v. 18, n. 1, p. 64-100, 2010.
MARQUES, Ângela. O papel dos interesses na construção de uma ética dos processos comunicativos. Lumina (UFJF. Online), v. 5, p. 1-18, 2011.
______. Ética do discurso e deliberação mediada sobre a questão das cotas raciais. Líbero, v. 13, p. 75-89, 2010.
______. As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva. Logos, v. 31, p. 51-63, 2009.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Mídia e Poder Simbólico. São Paulo: Paulus, 2003.
______. A ética como estratégia no campo jornalístico. Líbero, v. 13, p. 75-89, 2010.
NUTTALL, Jon. Moral questions. Londres: Oxford, 1993.
PAGE, Benjamin. Who deliberates ? Mass Media in Modern Democracy. Chicago : The University of Chicago Press, 1996.
THOMPSON, Mel. Ethics. Londres: Hodder, 2006.
YOUNG, Iris. Justice and the politics of difference. Princeton: Princeton University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.