A imagem entre Tarkovski e da Vinci
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5840Palavras-chave:
Imagem, cinema, midiatizaçãoResumo
A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.Downloads
Referências
ARHEIM, Rudolf. A arte do cinema. Lisboa: Edições 70, 1983.
ARISTOTELES. Metafísica. 2. ed. Coimbra: Atlântida, 1969.
BARTHES, Roland. A câmara clara. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BERNADET, Jean Claude. O que é cinema. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
CARLON, Mario. Imagen de arte/imagen de informacion: problemas actuales de la relacion entre el arte y los medios. Buenos Aires: Atuel, 1994.
FRANCASTEL, Pierre. Imagem, visão e imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.