A imagem entre Tarkovski e da Vinci

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Dornelles Pares Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5840

Palavras-chave:

Imagem, cinema, midiatização

Resumo

A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

André Dornelles Pares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Comunicação Social na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Referências

ARHEIM, Rudolf. A arte do cinema. Lisboa: Edições 70, 1983.

ARISTOTELES. Metafísica. 2. ed. Coimbra: Atlântida, 1969.

BARTHES, Roland. A câmara clara. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

BERNADET, Jean Claude. O que é cinema. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CARLON, Mario. Imagen de arte/imagen de informacion: problemas actuales de la relacion entre el arte y los medios. Buenos Aires: Atuel, 1994.

FRANCASTEL, Pierre. Imagem, visão e imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?. São Paulo: Paulus, 2005.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2009-09-22

Como Citar

Silva, A. R. da, & Pares, A. D. (2009). A imagem entre Tarkovski e da Vinci. Revista FAMECOS, 16(39), 42–49. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5840

Edição

Seção

Diversidades da Imagem Visual

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)