As semioses do trailer da publicidade à experiência estética
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13570Palavras-chave:
Cinema, Trailer, SemioseResumo
O artigo As semioses do trailer objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo - em relação ao filme que enuncia.Downloads
Referências
BAMBA, Mohamed. Proposta para uma abordagem crítica do trailer. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilson; FABRIS, Mariarosalia (Org.). Estudos Socine de Cinema: ano VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005, p. 317-324. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/VI_Estudos_Socine.pdf. Acesso em: 18 jul. 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DELEUZE, Gilles. Kafka, por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
______. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1989.
______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
JOLY, Martine. A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002.
MARCONDES FILHO, Ciro. O escavador de silêncios. São Paulo: Paulus, 2004.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
NÖTH, Winfried. Máquinas semióticas. Revista Galáxia, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 51-73, 2001.
______. Panorama da semiótica de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2003.
PELBART, Peter P. O tempo não reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2004.
POWELL, Jim. Derrida para principiantes. Buenos Aires: Era Naciente SRL, 1997.
SOARES, Thiago. Videoclipe: o elogio da desarmonia. Recife: Autor, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.