Comunicação eletrônica: as transformações nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3294Palavras-chave:
Comunicação eletrônica, computador e organizações, comunicação impressaResumo
As organizações passam por transformações de ordem diversas. No que tange à comunicação, a informatização está transformando a comunicação dirigida escrita impressa em dirigida escrita eletrônica. Seis empresas entrevistadas mostram a realidade dessa comunicação eletrônica, ressaltando que a mesma trouxe agilização, mas que ainda não descartaram totalmente a forma escrita impressa, acrescentando que, do ponto de vista das relações humanas, a forma eletrônica tem isolado as pessoas. Para essa nova forma de veicular, este trabalho propõe, no seu texto original, uma formatação padronizada desse tipo de comunicação aos seus usuários, pois o setor está carente e tem chamado tudo de “e-mail”, por falta de conhecimento de como caracterizá-la.Downloads
Referências
CESCA, Cleuza G.Gimenes. Comunicação Dirigida Escrita na Empresa: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 1995.
COHEN, Roger. Tudo que seus Gurus não lhe Contaram sobre Comunicação Empresarial. 3. ed. São Paulo: Best Seler, 1988.
CAPRIOTTI, Paul. Planificación Estratégica de la Imagen Coorporativa. Barcelona: Ariel Comunicación, 1999.
CERTO, Samuel C. e J.Paul Peter. Administração Estratégica. Tradução de Flávio Deni Steffen. São Paulo: Makron Books, 1993.
CHAPELL, R.T. & W.L. Read. Comunicação Interna na Empresa Moderna. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Fórum, 1973.
CORNELLA, Alfons. Información Digital para la Empresa. Barcelona: Marcombo S/ª, 1996.
CORRADO, Frank M. A Força da Comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.
FREITAS, Maria Ester. Cultura Organizacional. São Paulo: MaKron Books, 1991.
FLEURY, Maria Tereza e FISCHER, Rosa M. Cultura e Poder nas Organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 3. ed. São Paulo: Summus, 1995.
______. Rel. Públicas e Modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.
KOTLER, Philip. Maketing para o Século XXI. 5. ed. Tradução Cristina Bazán. São Paulo: Futura, 2000.
LAMPREIA, J. Martins. Comunicação Empresarial. Lisboa: Texto, 1992.
LLOYD, Herbert e Peter. Relações Públicas: as técnicas de comunicação no desenvolvimento das empresas. Lisboa: Presença, 1985.
MANUAL de redação da Presidência da República. Org. Gilberto Ferreira Mendes. Brasília, 1991.
MOTTA, Paulo Roberto. Transformação Organizacional. São Paulo: Qualitymark, 1997.
RECORDER, Maria José; ABADAL, Ernest Abadal; CODINA, Lluís. Informação Eletrônica e Novas tecnologias. São Paulo: Summus, l996.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato. Comunicação Empresarial –Comunicação Institucional. São Paulo: Summus, 1984.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas-função política. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1995.
SQUIRRA, Sebastião C. de Moraes. O Século Dourado – a comunicação eletrônica nos EUA. São Paulo: Summus, 1996.
WILSON, Grahan. Fazendo Acontecer a Mudança. São Paulo: Saraiva, 1996.
VALENTE, Célia; NORI, Walter. Portas Abertas São Paulo: Best Seller, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.