A produção de sentidos no jornalismo: da teoria da enunciação à enunciação jornalística

Autores

  • Alfredo Vizeu Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3241

Palavras-chave:

Jornalismo, Enunciação, Enunciação jornalística

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão teórica do jornalismo não como um simples reprodutor do real, mas como uma atividade que diariamente contribui para a construção social da realidade. Acreditamos que a concepção do jornalismo como um espelho da realidade desconhece a dimensão simbólica da atividade. Nesse sentido, a partir de conceitos da teoria da enunciação procuramos apresentar algumas características da enunciação jornalística tendo como pressuposto que o discurso jornalístico é produzido com base no concurso e do efeito daquilo que lhe ofertam outros códigos. Isto é, outras vozes e múltiplas polifonias provenientes de outros campos ou deles tomadas por empréstimos.

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Biografia do Autor

Alfredo Vizeu, Universidade Federal de Pernambuco

Coordenador do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2008-04-12

Como Citar

Vizeu, A. (2008). A produção de sentidos no jornalismo: da teoria da enunciação à enunciação jornalística. Revista FAMECOS, 10(22), 107–116. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3241

Edição

Seção

Estudos em Jornalismo