Telejornalismo: Onde Está o Lead?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3051Palavras-chave:
Comunicação, Telejornalismo, LeadResumo
O noticiário televisivo é a principal informação que a maioria dos brasileiros têm do mundo que os cerca. Nesse sentido, o telejornal ocupa uma dimensão significativa na construção da realidade. Este trabalho tem como objetivo discutir como o lead se apresenta na notícia de televisão e toma por base a perspectiva do newsmaking que estuda a produção da notícia a partir da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho e dos processos produtivos.
Downloads
Referências
AMARAL, Luís. Técnica de jornal e periódico. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/MEC, 1987.
BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.
BERGER, Peter l.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
BORDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
CAPARELLI, Sérgio; STUMPF, Ida Regina C (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1992-1996). Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 1998.
CORREIA, Fernando. Os jornalistas e as notícias. Lisboa: Caminho, 1998.
FAUSTO NETO, Antônio. O impeachment da televisão. Como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.
FERRARI, Maria Helena; SODRÉ, Muniz. Técnica de reportagem.Notas sobre a narrativa jornalística. 2. ed. São Paulo: Summus, 1986.
FONTCUBERTA, Mar de. La noticia pistas para percebir el mundo. Barcelona: Paidós, 1993.
GANS, Herbert J. A study of CBS Evenning News and Newsweekand Time. Nova York: Vintage Books, 1980.
GENRO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê, 1977.
GONÇALVES, Elias Machado. A essência do real nas notícias. Pauta Geral. Salvador, ano 2, n. 2, 1994.
MANCINI, Paolo; HALLIN, Daniel C. Falando do presidente: a estrutura política e a reforma representacionalnas notícias televisivas dos Estados Unidos e da Itália. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa: Vega, 1993.
MARQUES DE MELO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
QUNITERO, Alejandro Pizarroso. Evolução histórica da imprensa nos Estados Unidos. In: QUINTERO, Alejandro Pizarroso (Org.) História da imprensa. Lisboa: Planeta, 1996.
SIGAL, Leon V. Sources make the news. In: MANOFF, Robert Karl; SCHUDSON, Michael. Reading the news. Nova York: Pantheon Books, 1986.
TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa: Vega, 1993.
TUCHMAN, Gay. La producción de Ia noticia. Estudo sobre la construcción de la realidade. Barcelona: Gilii, 1983.
WEAVER, Paul H. As notícias de jornal e as notícias de televisão. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e `stórias’. Lisboa: Vega, 1993
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.