Ratinho: ideologia e globalização

Autores

  • Roberto Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3065

Palavras-chave:

Comunicação, televisão, Ratinho

Resumo

Ratinho sincretizou-se em Robin Hood do horário nobre. Escancarou a janela eletrônica para os excluídos, interpelando-os com o seu código sensacionalista. Instituiu-se como rival do monopólio feudal de audiência da Rede Globo de Televisão, ungido em quase três décadas. A ascensão do talk show, de Ratinho, possui parceria com algumas variáveis conjunturais e contextuais. Combina os seus méritos pessoais, inclusive o dote do carisma, com um país órfão de líderes, e com a hegemonia da ideologia neoliberal, avalista da Globalização.

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Biografia do Autor

Roberto Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Ramos, R. (2008). Ratinho: ideologia e globalização. Revista FAMECOS, 7(12), 45–50. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3065

Edição

Seção

Televisão