Indústria fonográfica no RS: um futuro possível
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3013Palavras-chave:
Comunicação, música, marketing culturalResumo
Este texto pretende reunir alguns dados disponíveis sobre o mercado fonográ-fico brasileiro e gaúcho, para traçar rapidamente um quadro da sua atual situação. Em seguida apresenta sugestões sobre algumas diretrizes que podem nortear uma ação governamental e privada para traçar uma política de incentivo ao desenvolvimento estrutural do setor.Downloads
Referências
Anuário Brasileiro de Mídia, edição 1990/91. São Paulo, SP. Ed. Meio e Mensagem.
ANTONIUTTI, Daniela Mascarenhas. A Rádio Atlântida FM de Porto Alegre e a sua veiculação comercial no período de julho de 89 a junho de 91. 1991. Monografia (Graduação) - Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1991.
ALBUQUERQUE, Eliete. Estado atrai redes nacionais de Cds: Grandes lojas mexem com o mercado gaúcho. Consumo - Jornal da Federasul. Porto Alegre, 22/9/1997, p.1.
ESSINGER, Silvio. CD, o objeto sonoro do desejo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 21/9/97. Caderno B, p. 6.
Explosão Nacional. Revista Veja, edição de 20/3/1996. São Paulo, Abril. p. 114-116.
ETELVEIN, Gilmar. A música de Porto Alegre: o Rock - anos 50, 60, 70 e 80. Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, 1994.
ETELVEIN, Gilmar. Fughetti Luz. O Rock Gaúcho. Porto Alegre, Edição do autor, 1996.
FERREIRA, Clodomir Souza. Uma Gota: Assim A Chuva Começa. Estudos de casos de produção de discos independentes em Brasília. 1991. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 1991.
FERLA, Marcelo. Barulhinho bom na caixa registradora. Jornal Zero Hora. Porto Alegre, 15/1/1997. p. 4-5.
FERNANDES, Fátima. Brinde de CD embala setor fonográfico. Folha de São Paulo. São Paulo, 20/10/1997. Disponível em: http://www.uol.com.br/fsp/dinheiro/ fl201006.htm.
MONTEIRO, Marion. Sábado de Compras. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 20/07/96. Caderno Negócios e Finanças, p.13.
MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. O Espírito do Tempo. Rio de Janeiro, Forense. 1967.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1988.
RICARDO, Militão de Maya. Disco para ser voador tem que decolar... Um estudo sobre comunicação de massa e a indústria fonográfica. 1997. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1997.
PIMENTA, Angela e SANCHES, Neuza. Talento para fazer milhões. Veja. São Paulo, 3/9/97 p. 130.
RENY, Júlio. Nas ondas do Rádio. Depoimento prestado no debate promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 30/5/1996. Anotações do autor.
WEIRAUCH, Carlos Eduardo. Nas ondas do Rádio. Depoimento prestado no debate promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 30/5/1996. Anotações do autor.
WEB SITE DA AGERT. Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV. Disponível em: www.agert.org.br
ENTREVISTAS
SCHMIDT, Pena. Entrevista ao autor.
CANTO, Vinicius. Entrevista ao autor.
CAZZETA, Rogério. Entrevista ao autor.
SUMAN, Katia. Entrevista ao autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.