O MP3 e a indústria fonográfica

Autores

  • Militão de Maya Ricardo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3069

Palavras-chave:

Comunicação, MP3, Música

Resumo

Um novo algoritmo de compactação de dados, o MP3, possibilita a transmissão de arquivos de música de alta qualidade através da internet. Surge um novo meio técnico multimídia de divulgação, venda e distribuição de fonogramas. Grandes corporações reagem com disfarçada inquietação e interesse perante a disseminação de arquivos MP3 de gravações comerciais lançadas em CD e os websites cheios de novos artistas, apresentados em textos, fotos e música – arquivos MP3 gratuitos. Que possibilidades surgem para os artistas independentes e pequenas gravadoras? Como estruturar o novo sistema de venda e distribuição? O texto faz questionamentos sobre as possibilidades de reorganização do cenário do mercado fonográfico e sobre as estratégias de ação dos pequenos produtores culturais que usam a internet.

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Biografia do Autor

Militão de Maya Ricardo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

KNOPPER, Steve. Will .MP3‘s kill off CDs? Will they bury radio and cripple record retailers? The real question should be: how soon? Disponível em: www.zdnet.com. Acesso em 17 Mai. 1999.

SEAMAN, Patrick e CLINE, Jim. Som no Website. São Paulo, 1997. Editora Quarck , p. 146, 1997.

WIRED, edição de agosto 1999.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

de Maya Ricardo, M. (2008). O MP3 e a indústria fonográfica. Revista FAMECOS, 7(12), 94–97. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3069

Edição

Seção

Música

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