O MP3 e a indústria fonográfica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3069Palabras clave:
Comunicação, MP3, MúsicaResumen
Um novo algoritmo de compactação de dados, o MP3, possibilita a transmissão de arquivos de música de alta qualidade através da internet. Surge um novo meio técnico multimídia de divulgação, venda e distribuição de fonogramas. Grandes corporações reagem com disfarçada inquietação e interesse perante a disseminação de arquivos MP3 de gravações comerciais lançadas em CD e os websites cheios de novos artistas, apresentados em textos, fotos e música – arquivos MP3 gratuitos. Que possibilidades surgem para os artistas independentes e pequenas gravadoras? Como estruturar o novo sistema de venda e distribuição? O texto faz questionamentos sobre as possibilidades de reorganização do cenário do mercado fonográfico e sobre as estratégias de ação dos pequenos produtores culturais que usam a internet.Descargas
Citas
KNOPPER, Steve. Will .MP3‘s kill off CDs? Will they bury radio and cripple record retailers? The real question should be: how soon? Disponível em: www.zdnet.com. Acesso em 17 Mai. 1999.
SEAMAN, Patrick e CLINE, Jim. Som no Website. São Paulo, 1997. Editora Quarck , p. 146, 1997.
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