Rádio, populismo e cultura: Brasil e Argentina (1930-1955)

Autores

  • Dóris Fagundes Haussen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2947

Palavras-chave:

Comunicação, rádio, América Latina

Resumo

O rádio, desde sua consolidação, a partir dos anos  30/40,  tem  sido  utilizado  das  mais diversas  formas,  com  as  mais  diferentes finalidades:  pelo  Estado;  por  guerras  de independência  e  resistência;  por  partidos políticos e sindicatos; por movimentos sociais, religiosos  e  ecológicos.  Seu  papel  político  é inegável, seja qual for a sua posição. Para que se  compreenda  o  seu  real  significado,  no entanto, é preciso estudar a fundo o contexto em  que  atua  -  as  condições  sócio-político- econômico e culturais. Neste sentido, no caso específico  de  Brasil  e  Argentina,  estas  são condições  prévias  para  que  haja um entendimento do papel político desempenhado pelo rádio sob os governos de Getúlio Vargas e Juan Perón.

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Biografia do Autor

Dóris Fagundes Haussen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-09

Como Citar

Haussen, D. F. (2008). Rádio, populismo e cultura: Brasil e Argentina (1930-1955). Revista FAMECOS, 3(5), 50–56. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2947

Edição

Seção

Artigos