Rádio e Imaginário - O uso inteligente do veículo feito por Vargas (Brasil) e Perón (Argentina)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1995.2.2686Palavras-chave:
Rádio, Comunicação e Poder, Governos ditatoriaisResumo
O título, evidentemente, é provocativo. O que se quer dizer dois dois governantes ditatoriais é que souberam - intuitivamente ou não - utilizar-se do veículo para seus fins políticos, deixando que o mesmo se dirigisse ao imaginário popular, sem instrumentalizá-lo totalmente. Tanto Vargas quanto Perón permitiram que o rádio operasse comercialmente, com a sua programação normal de radio-novelas, programas de humor, de auditórios, musicais, esportivos, informativos, sempre, sob a ação vigilante da censura, mas com as inserções oficiais apenas em determinados espaços ou através da programação das emissoras estatais, que eram poucas nos dois países.Downloads
Referências
BACHELARD, Gastón. O direito de sonhar. Diefel: São Paulo, 1985.
BARBERO, Jesús Martín. Procesos de comunicación y matrices de cultura. Itinerario para salir de la razón dualista. México: Felafacs/GG s/d.
CAPARELLI, Sergio. "Políticas de Radiodifusão do Brasil". Cadernos Intercom, n. 8, Cortez/Intercom, dez/1985.
FADUL, Anamaria. Violência, Rádio e Imaginário Popular. São Paulo: mímeo, s/d.
FREITAS, Décio. "O Estado Nacional Populista". Porto Alegre, Zero Hora, Ed. Jornalística RBS, 1/12/91, p. 4.
HAUSSEN, Dóris Fagundes. Rádio e Política: Tempos de Vargas e Perón. São Paulo, Tese de Doutorado apresentada à ECA/USP, 1993.
WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, 2ª ed.
Entrevistas:
MAZZIOTTI, Nora. Professora da UBA, Buenos Aires, 1991, depoimento à autora.
RIVERA, Jorge B. Historiador, Buenos Aires, 1991, depoimento à autora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.