Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384

Palavras-chave:

Paralelismo político, Polarização Política, Mercado de Mídia

Resumo

Esse artigo fundamenta a hipótese de que o jornalismo brasileiro demonstra uma forma particular de uma tendência global de crescente perda de centralidade do padrão catch-all de jornalismo devido a fenômenos da comunicação política que vem transformando o mercado da informação. Dentre estes fenômenos, destacam-se o aumento da oferta de entretenimento, do consumo personalizado de mídia, assim como da polarização política. Sustentamos que isso tem contribuído para a erosão do centro político e para uma maior dependência da mídia comercial em relação às demandas por conteúdo noticioso ideologicamente enviesado. Como resultado, observa-se uma crescente viabilidade mercadológica do modelo de jornalismo advocatício (fora, portanto, do padrão “catch-all”), algo já amplamente documentado no centro de referência de tal padrão, isto é, os Estados Unidos (EUA). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes Lycarião, PPGcom - UFC (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará)

Diógenes Lycarião | [email protected]

Doutor (2014) e mestre (2008) em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM-UFMG, professor permanente do PPGCOM-UFC e do Curso de Jornalismo do ICA-UFC; líder do Guppocom (Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação), Vice-Coordenador do PPGCOM-UFC e membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Avenida da Universidade 2762 - CEP 60020-180 – Fortaleza (CE) – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9356403913755132

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8924-7442

 

Eleonora Magalhães, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Eleonora Magalhães | [email protected]

Doutora (2017) e mestra (2008) em Comunicação pela UFF, tendo como principais temas de trabalho Jornalismo, Comunicação Política e Novas Tecnologias. É professora do curso de jornalismo da Faculdade Pinheiro Guimarães, no Rio, e sócia-diretora da startup de inteligência em mídias sociais Vértice. Também é membro do Laboratório de Mídia e Democracia (Lamide/UFF) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5277670527285065

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4566-0833

Afonso Albuquerque, PPGcom - UFF (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense)

Afonso de Albuquerque | [email protected]

Doutor (1996) e mestre (1991) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do PPGCOM-UFFC. Pesquisador do CNPq desde 1998 (atualmente, nível 1B). Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação (COMPÓS) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF, do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF e Superintendente de Comunicação Social da UFF.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos

24210-590 – Niterói (RJ) – Brasil

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2316737308324362

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-2608-7605

Referências

ALBUQUERQUE, A. Another ‘Fourth Branch’: Press and political culture in Brazil. Journalism (London), London, v. 6, n. 4, p. 486-504, 2005.

ALBUQUERQUE, A. On Models and Margins: Comparative Media Models Viewed from a Brazilian Perspective. In: Daniel C. Hallin; Paolo Mancini. (Org.). Comparing Media Systems Beyond Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 72-95.

ALBUQUERQUE, A. O paralelismo político em questão. Revista Compolitica, v. 2, p. 6-28, 2012.

ALBUQUERQUE, A. Media/Politics Connection: Beyond Political Parallelism. Media, Culture & Society, v. 35, p. 747-763, 2013.

ALEXANDER, J.C. The Mass News Media in Systemic, Historical and Comparative Perspective’, In: Alexander, J. C. & Colomy, P. B. (Org.) Differentiation Theory: Problems and Prospects. New York: Columbia University Press, 1990. p. 107-152.

ALDÉ, A., MENDES, G., & FIGUEIREDO, M. Tomando partido: imprensa e eleições presidenciais em 2006. Política & Sociedade, v. 6, n. 10, p.153-172, 2008.

CAÑIZALES, A. & LUGO-OCANDO, J. The media in Venezuela: the revolution was televised, but no one was really watching. In: LUGO-OCANDO, Jairo. The media in Latin America. Maidenhead: Open University Press, 2008.

DONSBACH, W. e PATTERSON, T. E. Political news journalists. In: ESSER, F., e PFETSCH, B. (Org.) Comparing political communication: theories, cases, and challenges, 2004. p. 251-270.

DOS SANTOS, M. A. A Rede de Oposição Radical no Facebook: cartografia e apontamentos sobre os haters políticos. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 15, p. 309-324, 2014.

GEIGER, Abigail. For many voters, it’s not which presidential candidate they’re for but which they’re against. Pew Research Center. Disponível em: <http://www.pewresearch.org/fact-tank/2016/09/02/for-many-voters-its-not-whichpresidential-

candidate-theyre-for-but-which-theyre-against/>. Acesso em: 4

nov. 2016.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação

de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

HALLIN, D e MANCINI, P. Comparing Media Systems. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004.

HALLIN, D. e MANCINI, P (Org.) Comparing Media Systems Beyond the Western World, Cambridge University Press, 2011.

HANITZSCH, T., HANUSCH, F., MELLADO, C., ANIKINA, M., BERGANZA, R., CANGOZ, I., ... e KEE WANG YUEN, E.. Mapping journalism cultures across nations: A comparative study of 18 countries. Journalism Studies, v. 12, n. 3, p. 273-293, 2011.

KSIAZEK, T. B., MALTHOUSE, E. C., e WEBSTER, J. G. News-seekers and avoiders: Exploring patterns of total news consumption across media and the relationship to civic participation. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 54, n. 4, p. 551-568, 2010.

LIMA, Venício A. de Lima [org]. A mídia das eleições 2006. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

LYCARIÃO, D. e MAIA, R.C.M. A COP-15 sob holofotes mediáticos: modos e níveis de intervenção política do jornalismo no sistema de mídia brasileiro Ecompós, v. 18, n. 1, p. 1-17, 2015.

MAGALHÃES, E. A blogosfera progressista ampliada: categorização dos blogueiros de esquerda e sua organização no Facebook. In: ANPOCS – 40º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, 2016. Papers 40º Encontro, p.1-24, 2016.

MAGALHÃES, E. e ALBUQUERQUE, A. Jornalistas sem jornal: a blogosfera progressista no Brasil. In: COMPÓS - XXIII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2014, Belém. Anais... Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.

MAIA, R. C. M. Mediated deliberation and dilemmas of consolidating democracy in Brazil: the 2005 referendum for banning firearm Sales. International Journal of Press & Politics, v. 14, p. 313-334, 2009.

MARCHI, R. With Facebook, Blogs, and Fake News, teens reject journalistic “objectivity”. Journal of Communication Inquiry. Sage, n. 36, v. 3, p. 246-262, 2012.

MAUERSBERGER, C. To be prepared when the time has come: Argentina’s new media regulation and the social movement for democratizing broadcasting. Media, Culture & Society, v. 34, n. 5, p. 588-605, 2012.

MELLADO, C. e HUMANES, M. L. The Use of Objective and Analytical Reporting as a Method of Professional Work A Cross-Longitudinal Study of Chilean Political Coverage. The International Journal of Press/Politics, v. 20, n. 1, p. 67-84, 2015.

MIGUEL, L. F. A descoberta da política: a campanha de 2002 na Rede Globo. In: RUBIM, A. A. (Org.) Eleições presidenciais em 2002 no Brasil, 2004. p. 91-105.

MIOLA, E. Sistema deliberativo: tensões entre interesses públicos e privados. Tese (Doutorado em Comunicação Social), 2012. UFMG, Programa de Pós-graduação em comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

NIE, N. H., MILLER III, D. W., GOLDE, S., BUTLER, D. M. e WINNEG, K. The world wide web and the US political news market. American Journal of Political Science, v. 54, n. 2, p. 428-439, 2010.

PEW, RESEARCH CENTER. In: Changing News Landscape, Even Television is Vulnerable, 2012, p. 1-85. Disponível em: http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/5/legacydf/2012%20News%20Consumption%20Report.pdf. Acesso em: 31 out. 2017.

PEW, RESEARCH CENTER. Political Polarization & Media Habits: from Fox New to Facebook, how liberal and conservatives keep up with politics, 2014a, p.01-74. Disponível em: <http://www.journalism.org/files/2014/10/Political-Polarization-and-Media-Habits-FINAL-REPORT-11-10-14-2.pdf>. Acesso em: 20

mar. 2015.

_____. Political Polarization in the American Public, 2014b, p. 1-123. Disponível em: <http://www.people-press.org/files/2014/06/6-12-2014-Political-Polarization-

Release.pdf >. Acesso em: 20 mar. 2015.

_____. The Modern News Consumer News attitudes and practices in the digital era, 2016, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wpcontent/uploads/sites/13/2016/07/07104931/PJ_2016.07.07_Modern-News-Consumer_FINAL.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2017.

_____. Trump, Clinton Voters Divided in Their Main Source for Election News, 2017a, p. 1-18. Disponível em: <http://assets.pewresearch.org/wp-content/uploads/sites/13/2017/01/17160025/PJ_2017.01.18_Election-News-Sources_FINAL.pdf >. Acesso em: 1 nov. 2017.

_____. Network News Fact Sheet, 2017b. Disponível em: <http://www.journalism.org/fact-sheet/network-news/>. Acesso em: 1 nov. 2017.

PATTERSON, T. E. News Coverage of the 2016 General Election: How the Press Failed the Voters. HKS Working Paper No. RWP16-052, 2016. Disponível em: SSRN: https://ssrn.com/abstract=2884837 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2884837.

PORTO, M. Framing controversies: television and the 2002 presidential election in Brazil. Political Communication, v. 24, n. 1, p. 19-36, 2007a.

PORTO, M. TV news and political change in Brazil: the impact of democratization on TV Globo’s journalism. Journalism, v. 8, n. 4, p. 381-402, 2007b.

PRIOR, M. Media and political polarization. Annual Review of Political Science, v. 16, p. 101-127, 2013.

RUBIM, A. C e COLLING, L. Cobertura jornalística e eleições presidenciais de 2006 no Brasil. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 10, p. 173-193, 2007.

STRÖMBÄCK, J., DJERF-PIERRE, M. e SHEHATA, A. The dynamics of political interest and news media consumption: A longitudinal perspective. International Journal of Public Opinion Research, v. 25, n. 4, p. 414-435, 2013.

STROUD, Natalie Jomini. Niche News: the politics of news choice. New York: Oxford University Press, 2011.

VAN DIJK, TEUN A. How Globo media manipulated the impeachment of Brazilian President Dilma Rousseff. Discourse & Communication, v. 11, n. 2, p. 199-229, 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Lycarião, D., Magalhães, E., & Albuquerque, A. (2018). Noticiário “objetivo” em liquidação: a decadência do padrão “catch-all” na mídia comercial. Revista FAMECOS, 25(2), ID28384. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28384

Edição

Seção

Comunicação Política