Pierre Bourdieu: mercados linguísticos e poder simbólico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25978

Palavras-chave:

Bourdieu, poder simbólico, mercado linguístico

Resumo

Neste artigo, são apresentadas algumas das principais categorias utilizadas por Bourdieu para pensar a complexidade do processo de comunicação, tais como: habitus linguístico, senso de aceitabilidade e de oportunidade, capital simbólico, mercado e poder simbólico. A partir delas, pretende-se demonstrar que a comunicação não se dá pela simples troca de signos - sujeitos a codificação e decodificação. Essa troca é envolvida por signos de autoridade (o valor que cada fala assume na situação) e signos de poder (relações de autoridade entre os falantes). A escolha das fontes jornalísticas - as vozes que ouvimos nos noticiários - e o modo pelo qual são formadas as esferas públicas dependem diretamente dessas condições.

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Biografia do Autor

Liráucio Girardi Jr, Faculdade Cásper Líbero; Midialogia - Instituto de Artes - Unicamp

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título "Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação", pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Atualmente, leciona a disciplina "Sociologia" (gradução) e "Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura" (pós-graduação) na Faculdade Cásper Líbero; "Pensamento Crítico em Comunicação" (graduação) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul e "Teorias da Comunicação", "Comunicação, Cultura e Sociedade" , "Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura" (graduação) na Midialogia - Instituto de Artes - Unicamp . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sociologia, Economia das trocas simbólicas, Estudos Culturais e Cultura do Consumo. Participou do Grupo de Pesquisa vinculado à pós-graduação, "Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede", na Faculdade Casper Líbero, de 2007 a 2010. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero entre 2008 e 2012.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Girardi Jr, L. (2017). Pierre Bourdieu: mercados linguísticos e poder simbólico. Revista FAMECOS, 24(3), ID25978. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25978

Edição

Seção

Epistemologia