Pierre Bourdieu: mercados linguísticos e poder simbólico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.3.25978Palavras-chave:
Bourdieu, poder simbólico, mercado linguísticoResumo
Neste artigo, são apresentadas algumas das principais categorias utilizadas por Bourdieu para pensar a complexidade do processo de comunicação, tais como: habitus linguístico, senso de aceitabilidade e de oportunidade, capital simbólico, mercado e poder simbólico. A partir delas, pretende-se demonstrar que a comunicação não se dá pela simples troca de signos - sujeitos a codificação e decodificação. Essa troca é envolvida por signos de autoridade (o valor que cada fala assume na situação) e signos de poder (relações de autoridade entre os falantes). A escolha das fontes jornalísticas - as vozes que ouvimos nos noticiários - e o modo pelo qual são formadas as esferas públicas dependem diretamente dessas condições.
Downloads
Referências
AUSTIN, John L. How to do Things with words. New York: Oxford University Press, 1965.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BARROS FILHO, Clóvis; MARTINO, Luis Mauro Sá. O habitus na Comunicação. São Paulo: Paulus, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu. ORTIZ, Renato (org.). São Paulo: Ática, 1983.
______. O poder simbólico. Lisboa: Difel, Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
______. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Editora da USP, 1996.
______. Esquisse d’une théorie de la pratique. Paris: Éditions du Seuil, 2000.
______. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.
______. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CASTORIADIS, Cornelius. Encruzilhadas do Labirinto. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
FERREIRA, Jairo. Discurso, Mídia e Sociedade. 13º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - Anais do XIII Encontro Anual da Compós, v. 1, p. 1-15, 2004.
______. Mídia, jornalismo e sociedade: a herança normalizada de Bourdieu. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 35-44, jan. 2005.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
______. Microfísica do Poder. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
______. A ordem do discurso. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
GIRARDI Jr, Liráucio. Poder Simbólico, Mídia e Cidadania. Communicare. São Paulo, v. 5, n. 1, 2005.
______. Pierre Bourdieu: questões de sociologia e comunicação. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2007.
______. Trocas simbólicas no ciberespaço e o processo de construção de esferas públicas interconectadas. In: VVAA. Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
LAHIRE, Bernard. Homem plural. Petrópolis: Vozes, 1998.
LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
MARCONDES, Danilo. Filosofia, linguagem e comunicação. 4. ed., São Paulo: Cortez, 1992.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo; Cosac & Naïf, 2003.
MEY, Jacob L. As vozes da sociedade: seminários de pragmática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2003.
RODRIGUES, Adriano D. Estratégias de comunicação. Lisboa: Presença, 1990.
______ . Comunicação e cultura. Lisboa: Presença, 1994.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 25. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova cultural, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.