A estética do cine-olho nas imagens em protestos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24443Palavras-chave:
Imagem, Vertov, ProtestosResumo
Este trabalho introduz uma proposta para análise de imagens feitas em fluxos de protestos. Para tanto, (1) retoma o conceito de estética proposto por Jacques Rancière; (2) revisita as teses de Dziga Vertov sobre o cine-olho, para seguir um antigo sonho das imagens – confundir-se com a matéria dos acontecimentos; (3) analisa imagens produzidas nos protestos de 2013 no Brasil, destacando, entre outros elementos, as deformações. Deste modo, é possível indicar uma rede de agenciamentos estético-políticos que essas imagens vêm fomentar, rede esta que implica um apagamento da distinção entre acontecimento e imagem e que ecoa os modos contemporâneos de organização coletiva que se pretendem a-centrados.
Downloads
Referências
A PARTIR de agora. Realização: PRONZATO, Carlos. 2014.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENTES, Ivana. Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
BREAKING the spell. Realizado por: LEWIS, Tim; REAM, Tim; ROCK, Sir Chuck A. 1999.
COM VANDALISMO. Realização: Coletivo Nigéria, 2013.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FACÇÃO – Encontro Latino-Americano de Midiativismo. Realizado por: Facção, 2013. Disponível em: http://www.faccao.org/
Acesso: 25 nov. 2013.
GABEIRA, Fernando. Mídia Ninja e o futuro desfocado. Estadão, São Paulo, 16 ago. 2013. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,midia-ninja-e-o-futuro-desfocado,1064592,0.htm
Acesso em: 15 dez. 2013.
LAPA 5ª DP 27/08/2013 Black Bloc Rio de Janeiro. Sem autoria. Publicado por: Prezz Libre, em 27 ago. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eBam-Hx1Zuk
Acesso em: 15 mar. 2016.
LEANDRO, Anita. Sem imagens: memória histórica e estética de urgência no cinema sem autor. Estudos da língua(gem), Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, p. 121-134, jun. 2014. Disponível em: http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/view/415/374
Acesso em: 15 fev. 2016.
O HOMEM com a câmera. Realização: VERTOV, Dziga, 1929.
O maior protesto contra a passagem em Porto Alegre! Realização: Coletivo Catarse. Publicado por: Coletivo Catarse, em 28 mar. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PoLuEXcurB
Acesso: 15 mar. 2016.
PRISÃO do Carioca – Mídia Ninja. Sem autoria. Publicado por: Felipe Buarque, em 22 jul. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SlINOilQ68o
Acesso em: 15 mar. 2016.
PRISÃO do Repórter da Mídia Ninja. Sem autoria. Publicado por: PosTV, em 31 jul. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aDO6tr6kgAk
Acesso em: 15 mar. 2016.
RAMOS, Fernão. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC São Paulo, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível – arte e política. São Paulo: EXO Experimental (org.): Ed. 34, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. As distâncias do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
REPÓRTER da TV Folha e manifestante são agredidos pela polícia. Realização: TV Folha, 2011. Disponível em: http://www.youtube.com/ watch?v=fCfxshW2OME
Acesso em: 15 mai. 2013.
RJ - CENAS exclusivas da corajosa resistência das massas à violência da PM em ato no Leblon. Realização: ANG produções e Jornal A Nova Democracia. Publicado por: Jornal A Nova Democracia, em 18 de jul. 2013. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eWew1wIiLuI
Acesso em: 15 mar. 2016.
FRAMES a second: the WTO in Seatle. Realização: THOMPSON, Rustin, 2000.
THIS IS what democracy looks like. Realizado por: FRIEDBERG, Jill; ROWLEY, Rick, 2000.
VERTOV, Dziga. Resolução do conselho de três (10/4/23). In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema – antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983a.
VERTOV, Dziga. NÓS – Variação do manifesto. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema – antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.