Arquétipos e simbologias do candomblé na ficção televisiva: o universo de Tenda dos Milagres
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21048Palavras-chave:
Tenda dos Milagres, Ficção televisiva, CandombléResumo
Este texto expõe os resultados de uma pesquisa[1] que analisou as simbologias da religiosidade afro-brasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. Os fragmentos dos capítulos, as descrições das cenas e as entrevistas com praticantes contextualizam tradições e rituais que integram a mitologia dessa vertente, auxiliando a compreensão de suas representações no espaço social.
[1] Intitulada Os arquétipos místico-religiosos na ficção televisiva: o universo simbólico de Tenda dos Milagres, realizada pela linha de pesquisa Mídia e Estudos Culturais do Curso de Comunicação Social da UEPB com recursos do CNPQ e concluída no ano de 2012, que teve os seguintes objetivos: caracterizar o gênero ficcional como possível vetor da midiatização contemporânea do campo religioso; apontar diálogos entre os personagens que ilustram as situações de preconceito e os rituais do candomblé; Destacar as trilhas sonoras e os elementos imagéticos dos cenários, uma vez que estes auxiliam a compreensão dos simbolismos religiosos; Perceber, a partir de entrevistas com representantes e adeptos do candomblé, se ainda existe discriminação social pela sua opção religiosa; Verificar, junto aos pesquisados, se a mídia, para além do segmento da teledramaturgia, informa a sociedade sobre as religiões de matriz africana. Este texto, portanto, apenas sintetiza o estudo em questão, na tentativa de sinalizar o potencial investigativo das tramas literárias de Jorge Amado em suas transposições televisivas, que, na nossa ótica, configuram ricos objetos de análise para apropriações de diversas áreas do conhecimento científico.
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