Estética do improviso no cinema de periferia

Autores

  • Gustavo Souza USP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.11005

Palavras-chave:

Cinema de periferia, estética, improviso

Resumo

As análises dos documentários Super gato contra o apagão (Kinoforum, 2002) e Como se rouba a cena no cinema (Kinoforum, 2006) revelam uma significativa presença do improviso – da tomada, das condições de produção, da existência – que se constitui naquilo que denominaremos de estética do improviso, um traço estético importante da produção de filmes nas periferias. Essa discussão encontra ancoragem no conceito de estética de Mikhail Bakhtin. Ao considerar a atividade estética como integrante de um todo sócio-histórico circunscrito, esse autor sinaliza para um duplo aspecto: a rejeição da ideia de “arte pela arte” e a recusa da produção artística como mero reflexo da atividade psíquica e subjetiva do produtor. Esse postulado se revela útil, portanto, para pensarmos a organização estética de filmes realizados em comunidades periféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Souza, USP

Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE. Organizador do IX Estudos de Cinema Socine (Annablume, 2008) em parceria com Esther Hamburger e Tunico Amancio.

Referências

ARDENNE, Paul. Un art contextuel. Création artistique en milieu urbain, en situation, d’intervention, de participation. Paris: Flammarion, 2002.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. L’analyse des films. Paris: Nathan, 1989.

AUMONT, Jacques. De l’esthétique au présent. Paris; Bruxelas: De Boeck, 1998.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, V. N. Freudianism: a marxist critique. Nova York: Academic Press, 1976.

GERVAISEAU, Henri. O abrigo tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento

da vida dos homens. 2000. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Escola de Comunicação, UFRJ, Rio de Janeiro, 2000.

HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’art de l’âge moderne: l’esthétique et la philosophie de l’art du XVIIIe siècle à nos jours. Paris: Gallimard, 1992.

SOBRAL, Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Socais. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

WINSTON, Brian. The tradition of the victim in griersonian documentary. In: GROSS, Larry; KATZ, John Stuart; RUBY, Jay (Orgs.). Image ethics: the moral rights of subjects in photographs, film, and television. Oxford: Oxford University Press, 1988.

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Souza, G. (2012). Estética do improviso no cinema de periferia. Revista FAMECOS, 19(2), 530–542. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.11005

Edição

Seção

Imagens