Entre o personagem e a paisagem: memórias do deslocamento no documentário brasileiro, parte 1, Aboio
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.2.18963Palavras-chave:
Documentário, Deslocamento, MemóriaResumo
Este texto se propõe a debater as composições de uma memória do deslocamento no documentário brasileiro contemporâneo. Para isso, Aboio (Marília Rocha, 2005) será o objeto da análise que centrará as atenções nos aspectos sonoros (fala e canto) e imagéticos (paisagem) tomados aqui como espaços onde se localiza tal memória. A questão não se limita, porém, a apontar como som e imagem podem se apresentar como espaços de memórias, mas também identificar suas respectivas matérias-primas. A hipótese levantada é que o alicerce da memória do deslocamento neste documentário está na relação entre tradição e trabalho – tradição que se evidencia nos depoimentos e trabalho que preenche a paisagem.Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
ARNHEIM, Rudolph. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira; Edusp, 1980.
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e as performances da memória em Um passaporte húngaro. Rio de Janeiro, Eco-Pós, vol. 10, nº 2, 2007, p. 96-112.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2005.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes do fazer. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ELEFTHERIOTIS, Dimitris. Cinematic journey: film and moviment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
ELSAESSER, Thomas. Real location, fantasy space, performative place: double occupancy and mutual interference in european cinema. In: TRIFONOVA, Temenuga (org.). European film theory. Routledge: Londres/ Nova York, 2009, p. 47-61.
GORZ, André. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
LEFEBVRE, Martin. Between setting and landscape in the cinema. In: LEFEBVRE, Martin (org.). Landscape and film. Routledge: Londres/ Nova York, 2006, p. 19-59.
LINS, Consuelo. O ensaio no documentário e a questão da narração em off. In: FREIRE FILHO, João & HERSCHMANN, Micael (orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 143-157.
LOPES, Denilson. A delicadeza: estética, experiência e paisagem. Brasília: Editora UnB, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. Discovering new worlds: politics of travel and metaphors of space. In: ROBERTSON, Georg et. al. (orgs.). Travellers’ tales. Narratives of home and displacement. Londres/Nova York: Routledge, 1994, p. 29-37.
RÍO, Elena del. Deleuze and cinema of performance. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2012.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. 3. ed. Londres/Nova York: Routledge, 2013.
SPENCE, Louise & NAVARRO, Vinicius. Crafting Truth: documentary form and meaning. Nova Jersey: Rutgers University Press, 2011.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.