A Formação de gestores escolares: a dimensão ética em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36685

Palavras-chave:

Formação Continuada, Gestores, Competência, Ética.

Resumo

A pesquisa apresenta estudo em duas escolas de Educação Básica do Distrito Federal (DF). O tema tratado é a formação de gestores escolares por competências perpassando resultados de um estudo realizado no curso de mestrado acadêmico em educação. O objetivo foi investigar a relevância da formação continuada oferecida aos gestores escolares e a efetividade dessas formações. Trata-se de uma abordagem qualitativa, instrumentalizada por entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental. Participaram da pesquisa seis servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que atuam em equipes de gestão escolar em suas respectivas instituições de trabalho. Adverte-se a respeito de uma desvinculação entre a formação ofertada e o contexto de trabalho dos gestores, a necessidade de mais estudos e inserção da formação por competências nos programas de formação continuada ofertados pelas redes de ensino. Sugere-se que se configurem novas abordagens ao processo formativo aprofundando as dimensões pedagógicas e administrativas, porém, fortalecendo a dimensão ética da formação.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Ribeiro, M. D., Síveres, L., & Brito, R. de O. (2020). A Formação de gestores escolares: a dimensão ética em questão. Educação Por Escrito, 10(2), e36685. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36685

Edição

Seção

Artigos