O Professor de Educação Física em Formação: o desafio teoria-prática na construção da profissionalidade.
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36616Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Profissionalidade, Saberes docentes, Teoria-prática, Prática pedagógicaResumo
O presente estudo é fruto de uma pesquisa que tem como objeto a formação inicial de professores, investigando a constituição do campo dos saberes do estudante, professor em formação. Para tanto, partiu-se da seguinte questão: De que forma os estudantes, professores de Educação física em formação, estão constituindo seus saberes, principalmente, no que diz respeito a articulação teoria e prática, incluindo as tensões entre o campo da formação (Faculdade) e o campo profissional (Espaço Escolar) que configuram o exercício da docência na Educação Física, e de que forma estes saberes contribuem para a construção da sua profissionalidade? Este estudo é de abordagem qualitativa, descritiva, de cunho exploratório. Do resultado das análises pode-se destacar que os estudantes, professores de Educação Física em formação, consideram-se responsáveis pelo aprendizado de seus alunos, servindo de referência para os mesmos; a respeito da inserção desde cedo à prática os estudantes consideram como um campo de conhecimento importante para a formação e construção da sua profissionalidade, como um conjunto de comportamentos, conhecimentos, atitudes e valores que constituem a especificidade de ser professor.
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