Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?

Autores

  • Priscila de Lima Verdum PUCRS

Resumo

Esta produção é resultado das discussões realizadas por um grupo de alunos da disciplina intitulada “Seminário de Prática Docente” do Curso de Pós-Graduação em Educação stricto sensu da PUCRS. Ao longo de um semestre, esse pequeno grupo de pessoas, todos professores, envolvidos com os diferentes níveis de educação, compartilharam experiências, leituras e ideias, com o objetivo de discutir o conceito de prática pedagógica e pensar nas dimensões que essa envolve. Na busca de qualificar essa discussão, fazendo um cruzamento entre teoria e prática, cada aluno da disciplina realizou uma breve incursão no campo empírico, tendo como tema de investigação o assunto referido. O presente artigo traz os resultados dessa incursão, que consistiu numa entrevista semi-estruturada com duas professoras: uma da Educação Infantil e outra do Ensino Fundamental da rede pública, cujo objetivo principal foi compreender como essas professoras pensam a ação pedagógica. Os dados obtidos com as entrevistas foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2007). As colocações dos sujeitos pesquisados apontaram a prevalência de uma concepção instrumental da prática pedagógica. Entretanto, notou-se o questionamento, o conflito das professoras sobre a percepção que têm acerca do seu fazer pedagógico. Esse fato aponta que ter consciência das diferentes dimensões que essa prática envolve não é simples e deve ser a principal tarefa dos cursos de formação inicial e continuada dos docentes, a fim de que os professores possam narrar e refletir sobre os próprios saberes e fazeres e, assim, poder desenvolverem uma boa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Lima Verdum, PUCRS

Professora-Tutora da Uniasselvi e Técnica em Assuntos Educacionais do IFRS - Caxias do Sul. Aluna do Curso de Doutorado em Educação do PPGEdu/PUCRS.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

Verdum, P. de L. (2013). Prática Pedagógica: o que é? O que envolve?. Educação Por Escrito, 4(1), 91–105. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376

Edição

Seção

Artigos