Escrever à mão versus digitar

Implicações cognitivas no processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514

Palavras-chave:

Cognição, Escrita à mão, Alfabetização, Reconhecimento visual, Memória procedural

Resumo

Com as novas tecnologias de escrita, a caneta e o papel estão sendo substituídos pelo teclado ou pela touch screen. Se os adultos escolarizados pouco escrevem à mão, é importante continuar ensinando as crianças pequenas a manusearem lápis e caneta? O presente trabalho busca compreender quais são as implicações cognitivas da aprendizagem da escrita à mão em oposição à digitação em teclado ou em tecnologia touch. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa a partir das contribuições de Longcamp et al. (2005, 2008) e demais pesquisadores que investigam os processos envolvidos na aprendizagem da leitura e a capacidade de o ser humano adaptar-se à escrita e, posteriormente, à digitalização, em virtude de sua plasticidade cerebral (DEHAENE, 2010; CARR, 2012; KOLINSKY, 2015). Os estudos indicam que a escrita à mão permite a formação de memórias procedurais relacionadas ao traçado das letras (IZQUIERDO, 2018), contribuindo para o reconhecimento visual das letras, bem como para a superação da fase de espelhamento (SCLIAR-CABRAL, 2013). O reconhecimento visual das letras combinado com a consciência fonêmica é a primeira etapa a ser consolidada para chegar à leitura das palavras e, posteriormente, à compreensão. Uma vez que essa condição inicial seja desfavorecida, o processo de aprendizagem da leitura torna-se mais lento e, muitas vezes, deficitário. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica aqui conduzida sugere que a digitação não deve substituir a escrita à mão na aprendizagem inicial da leitura e da escrita pelas crianças.

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Biografia do Autor

Kadine Saraiva de Carvalho, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Bolsista CNPq

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Saraiva de Carvalho, K., & Gabriel, R. (2020). Escrever à mão versus digitar: Implicações cognitivas no processo de alfabetização. Letrônica, 13(4), e37514. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37514