Palavras no cérebro: o léxico mental

Autores

  • Lucilene Bender de Sousa PUCRS
  • Rosângela Gabriel UNISC

Palavras-chave:

Léxico mental. Cérebro. Extensão. Organização.

Resumo

De que forma nosso cérebro representa e organiza as palavras que conhecemos? Os pesquisadores acreditam que exista no cérebro algo como um inventário de palavras chamado léxico mental. Esta estrutura cognitiva é o centro da maioria dos modelos cognitivos de fala, escuta, escrita e leitura, por meio dela temos acesso à forma das palavras e a seus significados. Este artigo busca fornecer uma visão geral do que seja o léxico mental. Primeiramente, apresentamos o conceito de léxico e como surgiu essa denominação. Discutimos as semelhanças e diferenças entre um dicionário convencional e o léxico mental. Tentamos responder quantas palavras sabemos em média e de que forma as pesquisas avaliam esse número. Em seguida, explicamos a organização lexical em diferentes modelos. Por fim, abordamos as relações de conectividade entre os itens lexicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa, PUCRS

Doutoranda em Linguística na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa parcial CAPES. Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Rosângela Gabriel, UNISC

Doutora em Letras e docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS.

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Bender de Sousa, L., & Gabriel, R. (2013). Palavras no cérebro: o léxico mental. Letrônica, 5(3), 3–20. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12244