Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional

Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37512

Palavras-chave:

Leiturabilidade, Materiais informativos em saúde, Complexidade textual, Idosos, Baixo nível educacional

Resumo

Avaliações e adaptações dos elementos necessários para a compreensão adequada dos materiais informativos têm sido realizadas, elencando os índices que mensuram a dificuldade de compreensão da leitura de um texto - leiturabilidade - e legibilidade como os principais atores nesse processo. O presente artigo reúne aspectos ressaltados na avaliação e na adaptação de materiais informativos em saúde para indivíduos idosos e com baixo nível educacional no período de 2015-2019. Para tal, uma consulta às bases Google Acadêmico, PubMed e Portal Capes foi conduzida, resultando em 13 artigos de avaliação e 5 de adaptação de materiais. Observou-se o uso de medidas de complexidade de texto, tais como softwares, bem como associações entre leiturabilidade, legibilidade às demandas da idade e de letramento em saúde. Um consenso teórico é preciso no uso da terminologia da área e há pouco destaque para as discussões sobre o impacto do nível educacional dos participantes, opondo-se ao letramento em saúde. Por fim, o desenvolvimento de mais pesquisas associando fatores como nível educacional e letramento em saúde são sugeridas. Em português, observou-se uma lacuna na criação de medidas em português, na elaboração de tarefas e nas correlações entre as medidas de leitura e o contexto educacional e etário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins Townsend, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; bolsista de pós-doutorado no Programa PNPD da Capes na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Referências

ADAMS, Robert; STOCKS, Nigel; WILSON, David; HILL, Catherine; GRAVIER, Susan; KICKBUSCH, Ilona; BEILBY, Justin. Health literacy: a new concept for general practice? Australian Family Physician, Sidney, v.38, nº 3, p. 144-7, 2009.

AGI, Jorge; KASAHARA, Niro. Qualidade, apreensibilidade e adequabilidade das informações em língua portuguesa, sobre o glaucoma na internet. Vision Pan-America, The Pan-American Journal of Ophthalmology, Arlington, TX, v. 15, nº 2, p. 52–55, 2016. https://doi.org/10.15324/vpa.v15i2.282

AGI, Jorge; KASAHARA, Niro; LOTTENBERG, Cláudio Luis. Qualitative assessment of online information about age related macular degeneration available in Portuguese. Einstein (São Paulo, Brazil), São Paulo, v.16, nº 2, p. eAO4240, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082018ao4240

ALIU, Oluseyi, CHUNG, Kevin. Readability of ASPS and ASAPS educational Web sites: An analysis of consumer impact. Plastic and Reconstructive Surgery, Baltimore, v. 125, n. 4, p.1271–1278, 2010. http://dx.doi.org/10.1097/PRS.0b013e3181d0ab9e

ALUISIO, Sandra; SPECIA, Lucia; GASPERIN, Caroline; SCARTON, Carolina. Readability assessment for text simplification. In: NAACL HLT 2010; FIFTH WORKSHOP ON INNOVATIVE USE OF NLP FOR BUILDING EDUCATIONAL APPLICATIONS, 2010., Los Angeles. Proceedings […]. Los Angeles, CA: Association for Computational Linguistics, 2010. p. 1-9.

BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz de. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 44, nº 3, p.501-513, set./dez. 2015.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BREGA, Angela; FREEDMAN, Megan; LEBLANC, William; BARNARD, Juliana; MABACHI, Natabhoma; CIFUENTES, Maribel; ALBRIGHT, Karen; WEISS, Barry; BRACH, Cindy; WEST, David. Using the health literacy Universal Precautions Toolkit to improve the Quality of Patient Materials. Journal of Health Communication, Washington, DC, v. 20, n. Suppl 2, p. 69–76, 2015. http://dx.doi.org/10.1080/10810730.2015.1081997

CALDWELL, Joanne Schudt. Comprehension assessment: a classroom guide. The Guilford Press: New York, 2008.

CAMPBELL, Jay. Single instrument, multiple measures: considering the use of multiple item formats to assess reading comprehension. In: PARIS, Scott; STAHL, Steven (ed.), Children’s reading comprehension and assessment. Lawrence Erlbaum Associates: New Jersey, 2005. p. 347-368.

CHIN, Jessie; MADISON, Anna; XUEFEI, Gao; GRAUMLICH, James; CONNER-GARCIA. Thembi; MURRAY, Michael; STINE-MORROW, Elizabeth; MORROW, Daniel. Cognition and health literacy in older adults’ recall of self-care information. The Gerontologist, St. Louis, v. 57, nº 2, p. 261–268, 2017. http://dx.doi.org/10.1093/geront/gnv091

CHIN, Jessie; MOELLER, Darcie; JOHNSON, Jessica; DUWE, Elise; GRAUMLICH, James; MURRAY, Michael; MORROW, Daniel. A Multi-faceted Approach to Promote Comprehension of Online Health Information among Older Adults. The Gerontologist, St. Louis, v. 58, nº 4, p. 686–695, 2018. http://dx.doi.org/10.1093/geront/gnw254

CORCORAN, Nova; AHMAD, Fatuma. The readability and suitability of sexual health promotion leaflets. Patient Education and Counseling Journal, Princeton, N. J., v. 99, nº 2, p. 284–286, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2015.09.003

DOAK, Cecilia; DOAK, Leonard; ROOT, Jane. Teaching patients with low literacy skills. 2. ed. Philadelphia, PA: J.B. Lippincott Company, 1996.

FAVORETTO, Natália; CARLETO, Natalia; ARAKAWA; Aline; ALCALDE, Murilo; BASTOS, José Roberto; CALDANA, Magali. Portal of the elderly: development and evaluation of the website with information about the aging process and the main speech, language and hearing disorders that affect the elderly. CoDAS, [s.l.], v. 29, nº 5, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172017066

GARCIA, Renata; MATIAS, Márcio; BASTOS, Lia; BASTOS, Rogério; SANTOS, Fernanda. et al. Qualidade da informação em saúde: um estudo sobre o vírus do papiloma humano (HPV) em websites brasileiros. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, nº 1, p. 43–57, 2018. http://dx.doi.org/10.1080/21645515.2018.1502518

GRABEEL, Kelsey; RUSSOMANO, Jennifer; OELSCHIEGEL, Sandy; TESTER, Emily; HEIDEL, Robert. Computerized versus hand-scored health literacy tools: A comparison of Simple Measure of Gobbledygook (SMOG) and Flesch Kincaid in printed patient education materials. Journal of the Medical Library Association, Chicago, IL, v. 106, nº 1, p. 38-45, 2018. http://dx.doi.org/10.5195/jmla.2018.262

FILATRO; Andrea, PICONEZ; Stella Conceição Bertholo. Design instrucional contextualizado: planejamento, elaboração e avaliação de materiais didáticos para educação a distância [Internet]. São Paulo: ABED; 2004. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172017066. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

FLESCH, Rudolf. The art of readable writing. Harper: New York, 1949.

FRY, Edward. Elementary reading instruction. New York, NY: McGraw-Hill; 1977.

HAAS, Kevin; BRILLANTE, Christie; SHARP, Lisa; ELZOKAKY, Ahmed; PASQUINELLI, Mary; FELDMAN, Lawrence; KOVITZ, Kevin; JOO, Min. Lung cancer screening: Assessment of health literacy and readability of online educational resources. BMC Public Health Journal, London, v. 18, nº 1, p. 1–7, 2018. http://dx.doi.org/10.1186/s12889-018-6278-8

HOWE, Carol; BARNES, Donelle; ESTRADA, Griselle; GODINEZ. Ignácio. Readability and Suitability of Spanish Language Hypertension and Diabetes Patient Education Materials. Journal of Community Health Nursing, Hillsdale, N. J., v. 33, nº 4, p. 171-180, out./dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1080/07370016.2016.1227210

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018 (PNAD). Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 2. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

IMOISILI, Omoye; LEVINSOHN, Erik; PAN, Cassie; HOWELL, Benjamin; STREITER, Shoshana; ROSEBAUN, Julie. Discrepancy Between Patient Health Literacy Levels and Readability of Patient Education Materials from an Electronic Health Record. HLRP: Health Literacy Research and Practice, v. 1, nº 4, p. e203–e207, 2017. http://dx.doi.org/10.3928/24748307-20170918-01

KAMISAKI, Margareth; NASCIMENTO, Roberto; SANTOS, João. Bulas e Cartelas de Medicamentos: Possíveis soluções de leiturabilidade através do Design Gráfico. ARCOS DESIGN, v. 6, nº 1, p. 42–59, 2011. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2011.15243

KARNAL, Adriana Riess; PEREIRA, Vera Wannamacher. O uso de software para medir a complexidade do texto. Hipertextus Revista Digital, v. 11, Dez, p. 1–11, 2013.

KOLINSKY, Régine; GABRIEL, Rosângela; DEMOULIN, Catherine; GREGORY, Marilane Maria; CARVALHO, Kadine Saraiva de; MORAIS, José. The influence of age, schooling, literacy, and socioeconomic status on serial-order memory. Journal of Cultural Cognitive Science. March, 2020. https://doi.org/10.1007/s41809-020-00056-3

LEFFA, Vilson José. Fatores da compreensão na leitura. Cadernos no IL, [s. l.], v.15, nº15, p. 143-159, 1996. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/ fatore s.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019.

KOH, Howard; BRACH, Cindy; HARRIS, Linda; PARCHMAN, Michael. A proposed ‘health literate care model’ would constitute a systems approach to improving patients’ engagement in care. Health Affairs, Millwood, VA., v. 32, n. 2, p. 357-367, 2013.

LIU, Chiumg-Ju; KEMPER, Susan; BOVAIRD, James. Comprehension of health-related material by older adults. Education Gerontology. New York, v. 35, nº 7, p. 653-668, 2009. http://dx.doi.org/10.1080/03601270902885504

MACLEAN, Sarah; BASCH, Corey; ETHAN, Danna; GARCIA, Phillip. Readability of online information about HPV Immunization. Human Vaccines and Immunotherapeutics, Austin, Tex., v. 15, nº 7-8, p. 1505-1507, 2019. http://dx.doi.org/10.1080/21645515.2018.1502518

MAYER, Richard; MORENO, Roxana. Nine ways to reduce cognitive load in multimedia learning. Education Psychology, [s. l.], v. 38, nº 1, p. 43-52, 2003. http://dx.doi.org/10.1207/ S15326985EP3801_6

MARAGNO, Carla Andreia Daros; MENGUE, Sotero Serrate; MORAES, Cassia Garcia; REBELO, Marceli Vilaverde Diello; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; PIZZOL, Tatiane da Silva Dal. Teste de letramento em saúde em português para adultos. Revista Brasileira de epidemiologia, São Paulo, v. 22, p. [1-12], 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-549720190025

MARTINS, Stefan; FILGUEIRAS, Lucia. Métodos de avaliação de apreensibilidade das informações textuais: uma aplicação em sítios de governo eletrônico. In: WORKSHOP ON PERSPECTIVES, CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR HUMAN-COMPUTER INTERACTION IN LATIN AMERICA, 2007., Rio de Janeiro. Proceedings […]. Rio de Janeiro: [s. n.], 2007. p. [1-14].

MARTINS, Tatiana Fontes; GHIRALDELO, Claudete Moreno; NUNES, Maria das Graças Volpe; OLIVEIRA, Osvaldo Novais Junior. Readability formulas applied to textbooks in Brazilian Portuguese. Notas do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC). São Carlos: USP, 1996.

McLAUGHLIN, Harry. SMOG Grading: a New Readability Formula. Journal of Reading, [s. l.], v. 12, nº 8, p.639–646, May 1969.

MEDINA, Camila. Interface entre design e fonoaudiologia: material instrucional impresso voltado aos usuários de aparelho de amplificação sonora individual. 2017. 193 fl. Tese (doutorado) – Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22062017-202947/pt-br.php Acesso em: 20 fev. 2020.

MEPPELINK, Corine; SMIT, Edith; BUURMAN, Bianca; VAN WEERT, Julia. Should web e afraid of simple messages? The effects of text difficulty and illustrations in people with low or high health literacy. Health Communication, v. 30, n. 12, [London], p. 1181-1189, 2015. http://dx.doi.org/10.1080/10410236.2015.1037425

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013.

MORAIS, José. O que faz a diferença entre a linguagem rica e a linguagem pobre? Signo. Santa Cruz do Sul, v. 44, nº 81, p. 02-21, set./dez. 2019. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i81.14574

NACAMURA, Milena Yoko; ALMEIDA, Katia. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiology Communication Research, [s. l.], nº 23, e1938, p. 1-8, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938

PARKER, Ruth; WOLF, Michael; KIRSH, Irwin. Preparing for an epidemic of limited health literacy: Weathering the perfect storm. Journal of General Internal Medicine, [Philadelphia, PA], jnº 23, p. 1273-1276, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/s11606-008-0621-1

PETERS, Pam; SMITH, Adam; FUNK, Yasmin; BOYAGES, John. Language, terminology and the readability of online cancer information. Medical Humanities, v. 42, nº 1, [s. l.], p. 36-41, 2016. http://dx.doi.org/10.1136/medhum-2015-010766

PEREIRA NETO, Andréa Ferreira; SANTOS, Elizabete Moreira; CRUZ, Marly Marques; TORRES, Raquel Maria Cardoso. Avaliação de sites de saúde em questão: a aids nos sites brasileiros de organizações não governamentais (ONG) de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Revista Eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúed (Reciis), [s. l.], v. 7, nº 1. Março 2013. Disponível em: http://www.brapci. ufpr.br/brapci/v/a/18868. Acesso em: 20 mar. 2020. http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v7i1.451

PIÑERO-LÓPEZ, Maria Ángeles; MODAMIO, Pilar; LASTRA, Cecilia; MARIÑO, Eduardo. Readability analysis of the package leaflets for biological medicines available on the internet between 2007 and 2013: An analytical longitudinal study. Journal of Medical Internet Research, v. 18, n. 5, p. 1–16, 2016. http://dx.doi.org/10.2196/jmir.5145

PIRES, Carla; VIGÁRIO, Marina; CAVACO, Afonso. Readability of medicinal package leaflets: A systematic review. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 49, nº 1, p. 1–13, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005559

RAMOS, Luiz Roberto; ROSA, Tereza; OLIVEIRA, Zélia; MEDINA, Maria Célia; SANTOS, Francisco. Perfil do idoso em áreas metropolitanas na Região Sudeste do Brasil: resultados de inquérito domiciliar. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 27, nº 2, p. 87-94, 1993. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101993000200003

RODRIGUES, Erica dos Santos; FREITAS, Cláudia; QUENTAL, Violeta. Análise de inteligibilidade textual por meio de ferramentas de processamento automático do português: avaliação da Coleção Literatura para Todos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n.1, p. 91-99, 2013. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0237

ROY, Siddharta; PHETXUMPHOU, Katherine; DIETRICH, Andrea; ESTABROOKS, Paul; YOU, Wen; DAVY, Brenda. An evaluation of the readability of drinking water quality reports: A national assessment. Journal of Water and Health, [s. l.], v. 13, nº 3, p. 645–653, 2015. http://dx.doi.org/10.2166/wh.2015.194

SANDVIK, Hogne. Health information and interaction on the internet: a survey of female urinary incontinence. Bolletim Medical Journal, [s. l.], v. 319, n. 7201, p. 29-32, 1999.

SCARTON, Carolina; ALUÍSIO, Sandra. Análise da inteligibilidade de textos via ferramentas de processamento de língua natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o português. Linguamática, [s. l.], v. 2, nº1, p. 45-62, abr. 2010.

SCHERER, Lilian Cristine; PEREIRA, Aline Elisabete; FLÔRES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela; OLIVEIRA, Camila Rosa de. o processamento da narrativa no envelhecimento e sua relação com memórias de trabalho e episódica e funções executivas. Ilha do Desterro, [s. l.], nº 63, p. 129-160, jul/dez 2012. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2012n63p129

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Townsend, S. A. M., & Gabriel, R. (2020). Avaliação e adaptação de materiais informativos em saúde para população idosa e com baixo nível educacional: Uma revisão integrativa. Letrônica, 13(4), e37512. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37512