EMOÇÕES EM COMUNICAÇÃO: INTENÇÃO OU RELEVÂNCIA?
Palavras-chave:
Inferências, Intenções, EmoçõesResumo
O objetivo desse artigo é demonstrar que o processo comunicativo é guiado por uma relação estreita entre emoções, intenções e inferências. Nesse sentido, apresenta-se, primeiramente, a proposta da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1995), cuja aposta na racionalidade impede uma explicação adequada da interferência das emoções no processo comunicativo. Em seguida, descreve-se a Teoria do Diálogo, de Campos (2010), a fim de demonstrar que seu construto teórico é mais adequado e possui um maior potencial explicativo para abordar a relação entre emoções e intenções.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.