EMOÇÕES EM COMUNICAÇÃO: INTENÇÃO OU RELEVÂNCIA?

Autores/as

  • Claudia Strey PUCRS

Palabras clave:

Inferências, Intenções, Emoções

Resumen

O objetivo desse artigo é demonstrar que o processo comunicativo é guiado por uma relação estreita entre emoções, intenções e inferências. Nesse sentido, apresenta-se, primeiramente, a proposta da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1995), cuja aposta na racionalidade impede uma explicação adequada da interferência das emoções no processo comunicativo. Em seguida, descreve-se a Teoria do Diálogo, de Campos (2010), a fim de demonstrar que seu construto teórico é mais adequado e possui um maior potencial explicativo para abordar a relação entre emoções e intenções.

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Biografía del autor/a

Claudia Strey, PUCRS

Mestranda em Linguística pela PUCRS, com estudos na interface Semântica/Pragmática, abordando as relações entre Linguística, Comunicação e Cognição. Bolsista CNPq.

Publicado

2011-11-25

Cómo citar

Strey, C. (2011). EMOÇÕES EM COMUNICAÇÃO: INTENÇÃO OU RELEVÂNCIA?. Letrônica, 4(2), 16–31. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/9133