O papel do bilinguismo e da escolaridade no desempenho linguístico-cognitivo de idosos longevos

Autores

  • Sabrine Amaral Martins Universidade Católica de Pelotas
  • Márcia Zimmer Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Longevidade, Bilingüismo, Vantagens, Cognitivas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as vantagens cognitivas em funções executivas de longevos bilíngues e monolíngues ao desempenharem tarefas como o Mini-exame do Estado Mental (MEEM) e a tarefa de Simon. A pesquisa conta com oito participantes com idades de 75 a 86 anos, sendo quatro bilíngues e quatro monolíngues, 5 mulheres e 3 homens. Há bastante dissimilaridade entre bilíngues e monolíngues no desempenho do MEEM e os resultados indicam que há diferença entre bilíngues e monolíngues na execução da tarefa de Simon, sugerindo que os indivíduos bilíngues têm vantagens cognitivas em tarefas não verbais em relação aos monolíngues. A investigação justifica-se por contribuir com pesquisas sobre vantagens cognitivas nas tarefas não verbais, na área da psicolinguística do bilinguismo, em que os estudos ainda são muito incipientes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins, Universidade Católica de Pelotas

Comecei a gostar de linguística já na graduação, na FURG. Sempre trabalhei com a língua Inglesa também, então decidi entrar no mestrado em linguística aplicada podendo aliar ambas categorias. Lá, fui apresentada à pontos mais profundos da psicolinguística e me apaixonei. Hoje, volto meus estudos para as áreas de bilinguismo e seus benefícios cognitivos - principalmente entre idosos, o qual é o foco da minha dissertação.

Downloads

Publicado

2009-07-29

Como Citar

Martins, S. A., & Zimmer, M. (2009). O papel do bilinguismo e da escolaridade no desempenho linguístico-cognitivo de idosos longevos. Letrônica, 2(1), 212–230. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4840