O papel do bilinguismo e da escolaridade no desempenho linguístico-cognitivo de idosos longevos
Palavras-chave:
Longevidade, Bilingüismo, Vantagens, Cognitivas.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar as vantagens cognitivas em funções executivas de longevos bilíngues e monolíngues ao desempenharem tarefas como o Mini-exame do Estado Mental (MEEM) e a tarefa de Simon. A pesquisa conta com oito participantes com idades de 75 a 86 anos, sendo quatro bilíngues e quatro monolíngues, 5 mulheres e 3 homens. Há bastante dissimilaridade entre bilíngues e monolíngues no desempenho do MEEM e os resultados indicam que há diferença entre bilíngues e monolíngues na execução da tarefa de Simon, sugerindo que os indivíduos bilíngues têm vantagens cognitivas em tarefas não verbais em relação aos monolíngues. A investigação justifica-se por contribuir com pesquisas sobre vantagens cognitivas nas tarefas não verbais, na área da psicolinguística do bilinguismo, em que os estudos ainda são muito incipientes no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.