Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês (L2)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16691Palavras-chave:
Compreensão leitora e produção textual, Resumo, Estudantes universitários, L2, Textos expositivosResumo
Numa situação ideal, os leitores constroem representações mentais significativas e coerentes dos textos que eles leem (KINTSCH; VAN DIJK, 1978; VAN DIJK; KINTSCH, 1983; GAGNÉ et al., 1993) e são capazes de expressar essas representações mentais através da elaboração de resumos e atividades de recordação (recall). Ademais, leitores estratégicos abordam um texto tendo em mente a situação de leitura, isto é, os objetivos e o tipo de texto, enquanto monitoram sua compreensão (CARRELL, 1989; 1998; PARIS, LIPSON; WIXSON, 1983; PARIS; WASIK; TURNER, 1991). O presente estudo objetiva investigar quão estratégicos oito estudantes brasileiros de nível universitário se mostram ao produzir resumos escritos de um texto expositivo em L2, inglês. Esses estudantes participaram de uma oficina sobre como escrever resumos de textos expositivos em inglês e suas produções foram coletadas e analisadas em termos de conter as ideias controladoras, centrais e secundárias. Os participantes se mostraram leitores proficientes e estratégicos em L1 e L2 (português e inglês, respectivamente), além de familiarizados com os gêneros acadêmicos. Por este motivo, nossa hipótese era de que eles seriam capazes de construir uma representação significativa e coerente do texto apresentado, enquanto monitoravam sua compreensão leitora, a qual poderia ser acessada por meio dos seus resumos. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes são estratégicos e conseguiram construir essa representação mental coerente do texto, enquanto alguns omitiram algumas ideias centrais e secundárias.
Downloads
Referências
AEBERSOLD, Jo Ann; FIELD, Mary Lee. From reader to reading teacher: issues and strategies for second language classrooms. New York: Cambridge University Press, 1997.
ALMEIDA, Fabiana Vanessa Achy de. University students’ perception of their reading behavior in EFL. 2010. 197f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLE0467-D.pdf
BAILER, Cyntia. Working memory capacity and attention to form and meaning in EFL reading. 2011. 161f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLE0484-D.pdf
BARETTA, Luciane. The performance of proficient EFL readers when reading to recall and summarize expository texts. 1998. 178f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PLLE0170-D.pdf
CALDART, Deise. The effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension. 2012. 156f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Programa de Pós Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLE0491-D.pdf
CARRELL, Patricia. Can strategies be successfully taught? Australian Review of Applied Linguistics, 21, (1), p. 1-20, 1998.
CARRELL, Patricia. Interactive text processing. In: CARRELL, Patricia L.; DEVINE, Joanne; ESKEY, David E. (Eds.), Interactive Approaches to Second Language Reading. New York: Cambridge University Press, 1998, p. 239-259.
CARRELL, Patricia. Metacognitive awareness and second language reading. The Modern Language Journal, 73 (2), p. 121-134, 1989. Retrieved on November 11th, 2008, from http://www.jstor.org/pss/326568.
COHEN, Andrew. Strategies in learning and using a second language. New York: Longman, 1998.
COHEN, Andrew; GLASMAN, Hilary; ROSENBAUM-COHEN, Phyllis R.; FERRARA, Jonathan; FINE, Jonathan. Reading English for specialized purposes: discourse analysis and the use of student informants. In: CARRELL, Patricia L.; DEVINE, Joanne; ESKEY, David E. (Eds.), Interactive Approaches to Second Language Reading. New York: Cambridge University Press, 1998, p. 152-167.
DANEMAN, Meredyth; CARPENTER, Patricia A. Individual differences in working memory and reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, 19(4), p. 450-466, 1980.
DEVINE, Joanne. The relationship between general language competence and second language reading proficiency: implications for teaching. In: CARRELL, Patricia L.; DEVINE, Joanne; ESKEY, David E. (Eds.), Interactive Approaches to Second Language Reading. New York: Cambridge University Press, 1998, p. 127-139.
EISTERHOLD, Joan Carson. Reading-writing connections: Toward a description for second language learners. In KROLL, Barbara (Ed.), Second language writing: research insights for the classroom. New York: CUP, 1990, p. 88-102.
GAGNÉ, Ellen D.; YEKOVICH, Carol Walker; YEKOVICH, Frank R. The cognitive psychology of school learning. New York: Harper Collins College Publishers, 1993.
GRABE, William. Reading in a second language: moving from theory to practice. New York: Cambridge University Press, 2009.
HILL, Susan S.; SOPPELSA, Betty F.; WEST, Gregory K. Teaching ESL students to read and write experimental research papers. Tesol Quarterly, 16(3), p. 333-347, 1982.
KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun. Toward a Model of Text Comprehension and Production. Psychological Review, 85(5), p. 363-394, 1978.
KODA, Keiko. Insights into second language reading: A cross-linguistic approach. New York: Cambridge University Press, 2008.
KOERICH, Rosana Denise; DELLAGNELLO, Adriana Kuerten. A habilidade de identificar idéias centrais em textos em português (L1) e em inglês (L2): um estudo comparativo. In: TOMITCH, L.M.B. (Ed.), Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. São Paulo, Brazil: EDUSC, 2008, p. 213-231.
MURRAY, John D. Logical connectives and local coherence. In: LORCH, Robert F.; O’BRIEN, Edward J. (Eds.), Sources of coherence in reading. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1995, p. 107-126.
NARVAEZ, Darcia. Individual differences that influence reading comprehension. In: PRESSLEY, Michael; BLOCK, Cathy Collins. (Eds.). Reading Comprehension Instruction: research-based best practices. New York: Guilford, 2002, p. 158-175.
PARIS, Scott G., LIPSON, Marjorie Y., WIXSON, Karen K. Becoming a Strategic Reader. Contemporary Educational Psychology, 8, p. 293-316, 1983.
PARIS, Scott G., WASIK, Barbara A.; TURNER, Julianne C. The development of strategic readers. In: BARR, Rebecca, KAMIL, Michael L., MOSENTHAL, Peter B.; PEARSON, David. (Eds.), Handbook of Reading Research, vol. 2. New York: Longman, 1991, p.609-640.
ROSENSHINE, Barak; MEISTER, Carla. Cognitive Strategy Instruction in Reading. In: STAHL, Steven A., & HAYES, David A. (Eds.). Instructional models in reading. New Jersey, USA: Lawrence Erlbaum Associates, 1997, p. 85-108.
RUMELHART, David Everett. Schemata: the building blocks of cognition. In: GUTHRIE, John T. (Ed.). Comprehension and teaching: research reviews. Newark: International Reading Association, 1981, p. 3-26.
SCHERER, Lilian; TOMITCH, Lêda Maria Braga. A coesão textual e seus reflexos na elaboração de resumos. In: TOMITCH, Lêda Maria Braga (Ed.), Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. São Paulo, Brasil: EDUSC, 2008, p. 99-123.
TOMITCH, Lêda Maria Braga. Reading: text organization perception and working memory capacity. Florianópolis, SC: PGI/UFSC, ARES - Advanced Research in English Series, 2003.
TOMITCH, Lêda Maria Braga (Org.) Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, SP: EDUSC, 2008.
TORRES, Ana Cecília da Gama. (2003) Working memory capacity and reader’s performance on main idea construction in L1 and L2. 2003. 289f. Tese (Doutorado em Língua Inglesa e Linguística Aplicada) – Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLE0292.pdf
URQUHART, Sandy; WEIR, Cyril. (1998). Reading in a second language: process, product and practice. New York: Longman.
VAN DEN BROEK, P.; RISDEN, K.; HUSEBYE-HARTMANN, E. The role of readers’ standards for coherence in the generation of inferences during reading. In: LORCH, Robert F.; O’BRIEN, Edward J. (Eds.), The construction of mental representations during reading. New Jersey, USA: LEA, 1995, p. 353-373.
VAN DIJK, Teun; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983.
WINFIELD, Claudia Marchese. The impact of conjunctions on EFL university students’ comprehension and summarization of expository texts. 2010. 160f. Dissertação (Mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente) - Pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.tede.ufsc.br/teses/PLLE0456-D.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.