Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês (L2)

Autores

  • Cyntia Bailer UFSC
  • Claudia Marchese Winfield UFSC - CNPq
  • Fabiana Vanessa Achy de Almeida UFSC - CAPES
  • Deise Caldart Roscioli UFSC - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16691

Palavras-chave:

Compreensão leitora e produção textual, Resumo, Estudantes universitários, L2, Textos expositivos

Resumo

Numa situação ideal, os leitores constroem representações mentais significativas e coerentes dos textos que eles leem (KINTSCH; VAN DIJK, 1978; VAN DIJK; KINTSCH, 1983; GAGNÉ et al., 1993) e são capazes de expressar essas representações mentais através da elaboração de resumos e atividades de recordação (recall). Ademais, leitores estratégicos abordam um texto tendo em mente a situação de leitura, isto é, os objetivos e o tipo de texto, enquanto monitoram sua compreensão (CARRELL, 1989; 1998; PARIS, LIPSON; WIXSON, 1983; PARIS; WASIK; TURNER, 1991). O presente estudo objetiva investigar quão estratégicos oito estudantes brasileiros de nível universitário se mostram ao produzir resumos escritos de um texto expositivo em L2, inglês. Esses estudantes participaram de uma oficina sobre como escrever resumos de textos expositivos em inglês e suas produções foram coletadas e analisadas em termos de conter as ideias controladoras, centrais e secundárias. Os participantes se mostraram leitores proficientes e estratégicos em L1 e L2 (português e inglês, respectivamente), além de familiarizados com os gêneros acadêmicos. Por este motivo, nossa hipótese era de que eles seriam capazes de construir uma representação significativa e coerente do texto apresentado, enquanto monitoravam sua compreensão leitora, a qual poderia ser acessada por meio dos seus resumos. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes são estratégicos e conseguiram construir essa representação mental coerente do texto, enquanto alguns omitiram algumas ideias centrais e secundárias.

 

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Biografia do Autor

Cyntia Bailer, UFSC

Concluí meu mestrado em 2011 em Língua Inglesa e Literatura Correspondente no Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente sou aluna de Doutorado em Linguística Aplicada no mesmo programa. Tenho experiência no ensino de inglês a todos os níveis em escolas regulares e escolas de idiomas, bem como em tradução e revisão textual. Como pesquisadora, tenho interesse na área de aquisição de segunda língua, com foco nos aspectos cognitivos envolvidos no processamento de linguagem e compreensão, particularmente na área de leitura e implementação dos processos de leitura no cérebro.

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Publicado

2014-07-09

Como Citar

Bailer, C., Winfield, C. M., Almeida, F. V. A. de, & Roscioli, D. C. (2014). Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês (L2). Letrônica, 7(1), 130–154. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16691