Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras

Um perfil da área

Autores

  • Aline Aurea Martins Marques Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) (Fundação Uniselva), Cuiabá, MT, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5366-0358
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9945-0794

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38778

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Ensino de Português como Língua Adicional, Internacionalização

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento da área de Português como Língua Adicional (PLA) nas universidades federais brasileiras. Muito importante para o processo de internacionalização das universidades e para o atendimento do crescente número de imigrantes que o Brasil tem recebido nos últimos anos, a área de PLA ainda é relativamente pequena no Brasil. A fim de contribuir para o fortalecimento da área e para o reconhecimento da sua importância na rede educacional, traçamos um histórico da área no Brasil e discutimos ações e políticas que colaboraram para seu crescimento e consolidação. Apresentamos e discutimos, na sequência, dados gerados entre novembro de 2016 e julho de 2017 sobre a oferta de cursos de PLA nas universidades federais. Considerando a expansão do ensino de PLA nos últimos anos e a escassez de informações publicadas sobre a sua inserção nas instituições de ensino superior, entendemos que os dados aqui apresentados contribuem como um importante subsídio para o debate sobre políticas para a institucionalização da área de PLA no Brasil.

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Biografia do Autor

Aline Aurea Martins Marques, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) (Fundação Uniselva), Cuiabá, MT, Brasil.

Aline Aurea Martins Marques é mestra em Letras pela UFRGS (2018) e licenciada em Letras – Português e Francês pela UFMT (2014). Atualmente, cursa Direito na Universidade de Cuiabá (Unic) e, por meio da Fundação Uniselva, trabalha como apoio especializado no projeto “A inovação educacional e a pesquisa científica e tecnológica da UFMT a serviço do controle interno, externo e social do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) e Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso (MPC/MT)”.

Juliana Roquele Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Juliana Roquele Schoffen é professora do Instituto de Letras da UFRGS e atua na formação de professores de língua materna e adicional na graduação e na pós-graduação. Desenvolve pesquisas sobre avaliação em exames de larga escala e definição de níveis de proficiência. É integrante da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e foi a idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa Avalia – Avaliação de uso da linguagem, que estuda avaliação de proficiência.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Aurea Martins Marques, A. ., & Roquele Schoffen, J. . (2020). Português como Língua Adicional nas universidades federais brasileiras : Um perfil da área. Letras De Hoje, 55(4), e38778. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38778

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)