Dia de luz, festa de sol
reflexões sobre a construção de uma unidade didática visando ao desenvolvimento de consciência fonológica da regra variável de alçamento de vogais médias-altas em um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44801Palavras-chave:
Ensino remoto, Português como língua adicional, Ensino de pronúncia, Consciência fonológica, Formação continuadaResumo
No contexto de oferta de cursos sequenciais de português para falantes de outras línguas na extensão, ofereceu-se, em 2022, na modalidade remota, um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas. Nesse momento, considerou-se a necessidade de um curso de pronúncia e o desafio de se trabalhar com foco em elementos fonético-fonológicos em um curso remoto, com possibilidades de não engajamento dos(as) participantes e de problemas de conectividade e de baixa qualidade de áudio. A oferta ocorreu e, após a sua conclusão, com o presente trabalho, objetiva-se apresentar reflexões acerca da preparação desse curso, dos resultados observados (a partir de anotações de aula e de planejamento) e de sua contribuição para a formação docente. Com as atividades planejadas para o curso “Sons e Ritmos: pronúncia em português brasileiro para falantes de outras línguas”, ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visou-se ao desenvolvimento de consciência fonológica em língua adicional pelos aprendizes (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE SOUZA, 2021). Para a construção do curso, partiu-se das noções de tarefa (ELLIS, 2009) letramento literomusical (SOUZA, 2015), além da noção de consciência fonológica, anteriormente apresentada (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE-SOUZA, 2021). A partir da análise qualitativa do engajamento às atividades e do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica pelos(as) estudantes no curso, compreendeu-se que a proposta contribuiu para reflexões docentes sobre a pronúncia em contextos de práticas sociais significativas, bem como para a observação das regularidades das regras fonológicas variáveis pelos(as) estudantes, em tarefas contextualizadas. Os resultados obtidos no contexto do curso de extensão, cujo propósito é também de formação continuada de professores(as), contribuíram para o aumento do interesse da docente, uma das autoras do presente artigo, pelos temas em aquisição fonético-fonológica.
Downloads
Referências
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Consciência dos aspectos fonéticos/fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, Regina Ritter et al. Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 169-191.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. L2 phonetic-phonological acquisition: contributions from studies on explicit instructionand perceptual training. Cadernos de Linguística, [s. l.], v. 2, n. 1, p. e331, 21 abr. 2021. Disponível em DOI: https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id331
https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/331. Acesso em: 8 jul. 2022.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRISOLARA, Luciene Bassols; PEROZZO, Reiner Vinícius. Curtindo os sons do Brasil: fonética do português do Brasil para hispanofalantes. Lisboa: Lidel, 2017.
BIALYSTOK, Ellen. The Role of Linguistic Knowledge in Second Language Use. Studies in Second Language Acquisition, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 31-45, 1981. DOI: https://doi.org/10.1017/S0272263100004265
BLANK, Avila Cíntia; MOTTA-AVILA, Camila. O sistema vocálico do espanhol. In: ALVES, Ubiratã Kickhöfel (org.). et al. Fonética e Fonologia de Línguas Estrangeiras: subsídios para o ensino. Campinas: Pontes Editores, 2020, p. 125-158.
BRISOLARA, Luciene Bassols; SEMINO, Maria Josefina. Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores, 2014.
CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
CASTELO, Adelina; MORELO, Bruna; SOUZA, José Coelho de. Sons da fala e sons do canto: música para ensinar fonética do Português. Macau: Instituto Politécnico de Macau, 2021. (Música do Brasil, v. 2).
CELCE-MURCIA, Mariane et al. Teaching pronunciation: a course book and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
COELHO DE SOUZA, José Peixoto. Letramento literomusical: práticas sociais mediadas por canções. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 175-197, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2015.17054
ELLIS, Rod. Task-based language learning and teaching. Oxford: OUP, 2003.
ELLIS, Rod. Task-based language teaching: sorting out the misunderstandings. International Journal of Applied Linguistics. [s. l.], v. 19, n. 3, p. 221-245, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2009.00231.x
FLEGE, James Emil. Second language speech learning: theory, findings and problems. In: STRANGE, Winifred. Speech perception and linguistic experience: issues in cross-language research. Timonium: York Press, 1995. p. 233-277.
FOTOS, Sandra.; ELLIS, Rod. Communicating about Grammar: A Task-Based Approach. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 25, n. 4, p. 605-628, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/3587079
HEAD, Brian Franklin; SEMËNOVA-HEAD, Larissa. Problemas na aprendizagem da pronúncia portuguesa entre falantes adultos de russo. Cadernos de Comunicação e Linguagem, [s. l.], v. 2, p. 13. 33, 2010. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/2957. Acesso em: 12 maio 2023.
KIVISTÖ-DE SOUZA, Hannna. Consciência Fonológica. In: KUPSKE, Felipe Flores; ALVES, Ubiratã Kicköfel; LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Investigando os sons de línguas não nativas: uma introdução. [S. l.]: Abralin, 2021. p. 153-174. Disponível em: https://editora.abralin.org/publicacoes/investigando-os-sons-de-linguas-nao-nativas. Acesso em: 12 abr. 2023.
LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000300013
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial espanhola. Brasília, DF: FUNAG, 2020.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em contextos de línguas de média distância. Brasília, DF: FUNAG, 2021.
RANTA, Leila; LYSTER, Roy. Form-Focused Instruction: In: The Routledge Handbook of Language Awareness. Abingdon: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315676494-3
ROBERTO Menescal explicando a música. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (4min 20s). Publicado pelo canal Imperator Centro Cultural João Nogueira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xDHwSICEFSg. Acesso em: 23 jul. 2022.
SMIRNOVA HENRIQUES, Anna; MADUREIRA, Sandra. The perception and production of the Brazilian Portuguese open and close mid vowels by native Russian speakers. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROSÓDIA, 1., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Luso Brazilian Association of Speech Sciences, 2020. p. 9-12. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_coloquio/article/view/16775. Acesso em: 12 maio 2023.
STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: CUP, 1984.
TELLES, Luciana Pilatti; BRISOLARA, Luciene Bassols. Análise de Oportunidades de Aprendizagem de Elementos Fonético-Fonológicos em Manuais de Espanhol e Italiano como Línguas Estrangeiras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN – PARTE I, 10., 2017, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2017. p. 210-221.
VIEIRA, Maria José Blaskovski. As vogais médias átonas nas três capitais do sul do país. In: BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. Português do sul do Brasil: variação fonológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 50-72.
WU, Ching-Hsuan. Workplace intelligibility: form-focused pronunciation instruction on ESL spontaneous speech. English Teaching & Learning, 2023, p. DOI: https://doi.org/10.1007/s42321-023-00141-0
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.