Entre narrações traumáticas e interpelações do Curinga

realidades da história da ditadura militar brasileira (re) contadas na literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44508

Palavras-chave:

Literatura brasileira, ficção, Felizes Poucos: onze contos e um Curinga

Resumo

A literatura é o refúgio e o lugar de registro de muitas vivências resultantes da realidade de períodos históricos, principalmente os traumáticos, como a ditadura militar, que, no Brasil, perpetuou de 1964 a 1985, mas deixou marcas até na atualidade. Muitos são os escritores que escreveram obras literárias que guardam em seu enredo histórias representativas dos 21 anos de ditadura militar. Maria José Silveira, por exemplo, em seu livro Felizes poucos: onze contos e um curinga, publicado em 2016, expressa, em onze contos, diversificadas vivências experienciadas por militantes e seus familiares e amigos durante aquele período histórico. No começo e no final do livro, bem como no final de um conto e começo de outro, aparece um personagem inusitado – o Curinga – que exerce diversas funções enquanto conversa com o leitor e a própria autora, além de comentar as cenas narradas. Observando-se essas questões, objetiva-se, neste estudo, analisar a representação de realidades da história da ditadura militar na obra ficcional supracitada em meio às estratégias narrativas suscitadas pela autora para conseguir atingir seus propósitos. Para subsidiar tais assertivas, recorre-se à teoria do efeito estético de Wolfgang Iser (1999) e aos estudos de Walter Benjamin (1987), Jeanne Marie-Gagnebin (2006), Márcio Seligmann-Silva (2000, 2003) e Euridice Figueiredo (2017) sobre narrativa, história, memória e as possibilidades de representação de traumas históricos na literatura, considerando seu contexto ficcional. Diante disso, as análises propiciam destacar que a literatura, por ser ficcional e formada por diversas estratégias narrativas, possibilita a representação da realidade das personagens vítimas da ditadura militar e a resistência da memória destas na ficção, uma vez que esta abarca outros elementos que os da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Pott, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutorando, bolsista CAPES, em Letras pela UPF / RS. Mestre em Letras pela UPF / RS.  Graduado em Letras Espanhol pela UFPEL / RS e em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela UNIJUI / RS. Professor efetivo nas redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Condor/ RS, atuando 40 horas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Condor/ RS.

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutora em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil). Mestre em Letras – Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil). Pós-doutorado em Letras – Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil). Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF, Passo Fundo, RS, Brasil). Professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e professora efetiva da rede municipal de ensino de Passo Fundo (RS), na Secretaria Municipal de Educação.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Ma¬gia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 197-221. 1 v. (Obras escolhidas).

CURINGA. Dicionário on-line do Aurélio, [s.l.], 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/curinga/ Acesso em: 26 maio 2018.

FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura. Rio de Janeiro: 7 letras, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

ISER, Wolfgang. A interação entre texto e leitor. In: ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999, p. 95-198. 2 v.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NESTROVSK, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000, p. 73-98.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Reflexões sobre a memória, a história e o esquecimento. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, Memória, Literatura: testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003. p. 59-88.

SILVEIRA, Maria José. Felizes poucos: onze contos e um Curinga. 1. ed. São Paulo, ZLF, 2016.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Pott, A., & Campigotto Aquino, I. (2023). Entre narrações traumáticas e interpelações do Curinga: realidades da história da ditadura militar brasileira (re) contadas na literatura. Letras De Hoje, 58(1), e44508. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44508

Edição

Seção

Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)