A crônica de Alcione Araújo como espaço de cristalização da literariedade
“No crepúsculo do outono” e “Sherazade espantada”
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.1.37170Palavras-chave:
Literatura, Alcione Araújo, crônica, literariedade.Resumo
A literatura se manifesta, ao longo do tempo, como uma das formas artísticas mais expressivas da humanidade. O poder da escrita aliado ao talento individual autoral são características que engrandeceram essa arte humana de, por meio da justaposição de palavras, compor não somente a vida de personagens criados no âmbito da ficcionalidade, mas a existência do próprio homem, mostrando ora seus feitos e grandezas, ora seus infortúnios e mazelas. Este artigo, nesse sentido, tem o objetivo de verificar, por meio de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, como algumas características inerentes à literariedade se manifestam em dois textos pertencentes ao gênero crônica. O primeiro deles é o que se intitula “No crepúsculo do outono”. Já o segundo é “Sherazade espantada”. Tais escritos fazem parte da obra Cala a boca e me beija, livro de crônicas escrito por Alcione Araújo, publicado pela editora Record no ano de 2010.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Alcione. Cala a boca e me beija. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BABBITT, Irving. O Crítico e a Vida Americana. In: NOSTRAND, Albert d. van. Antologia de crítica literária. Rio de Janeiro: Lidador, 1968. p. 208-221.
DANZIGER, Marlies K. Introdução ao estudo crítico da literatura. São Paulo: Cultrix, 1974.
PROENÇA FILHO, Domício. A linguagem literária. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. Coimbra: Almedina, 1997.
SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letras de Hoje
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.