Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão

Autores

  • Telma Ferraz Leal UFPE
  • Ana Carolina Perrusi Alves Brandão UFPE
  • Mirela Rejane Pereira Torres UFPE

Palavras-chave:

argumentação, leitura, livro didático

Resumo

O estudo analisou os diferentes tipos de pergunta de compreensão de texto, que podem estimular o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Foram analisadas sete coleções de livros didáticos de língua portuguesa, sendo identificados 13 tipos de perguntas. Em cinco coleções, observou-se um baixo investimento de questões voltadas para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. No entanto, duas coleções se destacaram pela diversidade das perguntas de compreensão dessa natureza.

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Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal, UFPE

Professora da UFPE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensinom Centro de Educação e Programa de Pós-Graduaçao em Educação

Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, UFPE

Professora da UFPE, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensinom Centro de Educação e Programa de Pós-Graduaçao em Educação

Mirela Rejane Pereira Torres, UFPE

Aluna de iniciação científica, por ocasião da pesquisa

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Publicado

2011-04-14

Como Citar

Leal, T. F., Brandão, A. C. P. A., & Torres, M. R. P. (2011). Leitura em livros didáticos: a argumentação em questão. Educação, 34(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5822