Educação infantil e currículo

Um olhar sobre os olhares da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.38667

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, documentos curriculares, prática pedagógica

Resumo

O artigo analisa produção acadêmica nacional relativa à temática do currículo na Educação Infantil, tradicionalmente reconhecida como controversa na área e, ao mesmo tempo, central à consolidação da Educação Infantil enquanto etapa inicial da Educação Básica e à construção de propostas e práticas institucionais de qualidade para a infância. Essa centralidade materializa-se na instituição de documentos curriculares oficiais nas últimas décadas. Em meio às tensões que marcam as discussões sobre o tema, o que dizem as pesquisas que o tomam como objeto? Tomando como fonte a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, o estudo buscou investigações que focalizam o currículo na/da Educação Infantil, entre 2009 e 2019. Foram identificados 45 trabalhos – dissertações e teses – com uma multiplicidade de focos e perspectivas: políticas públicas, práticas pedagógicas, processos de elaboração e desenvolvimento, fundamentos, diversidade humana, especificidades e direitos infantis. A diversidade da produção revela-se profícua à afirmação do currículo como tema fundamental à educação de crianças de zero a cinco anos, o que implica em mais estudos e mais compreensão junto às políticas, às propostas e às práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Elaine Luciana Sobral Dantas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Angicos, RN, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; professora de Magistério Superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Angicos, RN, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem - EDUCLIN (UFERSA - CNPQ).

Denise Maria de Carvalho Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil, com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra/UC; professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Crianças, Infâncias, Cultura e Educação (CRIANCE) – UFRN-CNPQ.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Dantas, E. L. S., & Lopes, D. M. de C. . (2020). Educação infantil e currículo: Um olhar sobre os olhares da produção acadêmica. Educação, 43(3), e38667. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.38667

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