Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33900

Palavras-chave:

Ensino industrial. Formação de professores. Ensino de Matemática.

Resumo

A industrialização brasileira proporcionou o surgimento de uma rede federal de ensino profissionalizante, que aolongo de sua história assumiu diversas denominações. Essas escolas formavam jovens trabalhadores para inserirem- se no mercado de trabalho industrial. A falta de professores para atuarem nessas escolas conduziu à criação da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz e aos Cursos Pedagógicos na Escola Técnica Nacional (ETN). Este artigo discute os cursos de formação de professores realizados pela Escola Normal de Artes e Ofícios e pela Escola Técnica Nacional e aborda alguns elementos do ensino de matemática praticados nessa formação. Para tanto, foramutilizados documentos do arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), decretos, Boletins da Comissão Brasileiro-Americana para o Ensino Industrial (CBAI) e literaturas referentes ao tema.

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Biografia do Autor

Arlete de Jesus Brito, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Livre Docente em História e Educação Matemática, pela UNESP. Possui pós-doutorado pela Universidade de Bielefeld, Alemanha (2009) e doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação matematica e formação de professores.

Elmha Coelho Moura, UNILA

Doutora pela Universidade Estadual Paulista- UNESP Rio Claro/SP no Programa de Educação Matemática-PPEGEM, linha de pesquisa Relações entre História e Educação Matemática, doutorado sanduíche em Portugal pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado pela UNESP Rio Claro no mesmo Programa e linha de pesquisa citados. Membro do grupo de pesquisa História e Filosofia em Educação Matemática (HIFEM), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso .Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Brito, A. de J., & Moura, E. C. (2019). Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática. Educação, 42(2), 202–212. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33900

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal