A educação de jovens e adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da pedagogia do medo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33784

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. Política educacional. Educação da classe trabalhadora. Pedagogia do medo.

Resumo

O trabalho objetiva suscitar o debate acerca da problemática da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil, referindo, inicialmente, a dificuldades que marcam sua história recente e que constituem expressões de antiga e estrutural supressão do direito da classe trabalhadora à educação plena e de qualidade socialmente referenciada. A seguir, trata-se da circunstância histórica delineada a partir do último processo eleitoral que marcou o ingresso do país num tempo em que vige a pedagogia do medo, convergente, em algumas de suas características gerais, com outros processos verificados no mundo ocidental, ao longo do século XX, configurados como regimes de força. Concluímos indicando algumas possibilidades de construção coletiva de resistência e luta na atual conjuntura brasileira que, segundo nosso entendimento, podem contribuir para a travessia para a qual somos convocados, visando a enfrentar o desafio e o fardo desse tempo histórico.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

Doutora em Ciências Humanas – Educação, PUC-RJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Rummert, S. M. (2019). A educação de jovens e adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da pedagogia do medo. Educação, 42(3), 387–395. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33784

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA