Educação para a cidadania democrática

Desafios, impasses e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32656

Palavras-chave:

Cidadania Democrática, Educação cidadã, Emancipação Social.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as intersecções contemporâneas entre a cidadania e a democracia, sobretudo no que concerne ao papel da educação para a consolidação de ambas. Resgata-se o debate teórico e conceitual sobre os desafios e os impasses da cidadania e da democracia na contemporaneidade, bem como enfatiza-se as características de um modelo específico de cidadania, mais ativa e substantiva, que é a cidadania democrática. Tal modelo fundamenta-se em três pilares que devem integrar o currículo escolar: a) o pensamento crítico, b) a cidadania universal, c) a capacidade imaginativa. Entende-se que a construção da cidadania democrática depende de uma formação humana plural, de modo a superar o utilitarismo técnico e econômico. Surge daí a importância da presença das ciências humanas, da filosofia e das artes no currículo escolar, dado o caráter crítico e desnaturalizador dessas áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, RS, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; sociólogo, com graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e mestrado em Sociologia também pela UFRGS; professor associado II da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil.

Egidiane Michelotto Muzzatto, Rede Municipal de Ensino de Muitos Capões (RMEMC), Muitos Capões, RS, Brasil.

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil; graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, RS, Brasil; professora de Filosofia da rede pública de Ensino e do Grupo Educacional Bom Jesus.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

da Silva, L. F. S. C., & Muzzatto, E. M. (2021). Educação para a cidadania democrática: Desafios, impasses e perspectivas. Educação, 44(1), e32656. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32656

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