O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE): indicadores de desempenho e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28486

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. PAAE. Currículo de História. Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que investigou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), identificando interfaces com o Currículo Básico Comum (CBC) de História no Ensino Médio. A partir da observação da prática docente, buscou-se analisar as concepções de avaliação e de ensino-aprendizagem que norteiam o programa e as implicações deste na organização do trabalho docente. Para tanto, elegeu-se como referencial teórico os autores do campo da avaliação educacional, currículo e trabalho docente. Constatou-se convergência entre as intenções do PAAE e o uso do programa pelo professor no que se refere à aproximação entre o currículo e às práticas de avaliação. Entretanto, observou-se que a tecnologia oferecida pelo PAAE não impediu que a avaliação assumisse na escola uma função distinta da concepção que fundamenta o programa.

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Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Suzana dos Santos Gomes

É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro da Pesquisa em Rede “Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa” - eixo Literatura e Políticas Públicas de Leitura (CNPq/GPELL/Ceale-NERA/FaE/UFMG). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Linha de Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. É docente e membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG) na linha de pesquisa Educação Tecnológica e Sociedade. Assessora Pedagógica do CAED/UFMG. É Coordenadora do Curso de Pedagogia FaE/UFMG. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura. 

 

E-mail: [email protected]

 

 

Alex de Oliveira Fernandes, Rede Pública Municipal de Educação de Contagem, MG

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Estudos Africanos e Cultura Afro-brasileira. Professor de História da Rede Municipal de Educação de Contagem. 

E-mail:[email protected]  

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Gomes, S. dos S., & Fernandes, A. de O. (2019). O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE): indicadores de desempenho e aprendizagem. Educação, 42(1), 56–66. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28486

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