Uso das TIC na educação superior a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28389

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação. Educação a distância. Educação superior. Revisão sistemática.

Resumo

Este artigo aborda como tem acontecido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação superior a distância em estudo no período de 2012 a 2016. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática com coleta de dados via Portal da CAPES em diferentes bases de dados. Posteriormente, os resultados foram tratados com auxílio do software StArt3 e analisados, sintetizados e organizados por adjacências de ideias. Da análise conclui-se que a integração das TIC na educação superior a distância está acontecendo de forma e ritmo diferente nas instituições. Os estudos reforçam a necessidade da melhoria do desempenho acadêmico com o uso das TIC, aponta para o desenvolvimento das competências integrais dos professores, estudantes e equipe acadêmico-administrativas, bem como, a necessidade de novos estudos voltados às complexidades da aplicação das TIC na educação superior a distância.

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Biografia do Autor

Welinton Baxto, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Doutor em Educação (Educação, Tecnologia e Comunicação -ETEC). Mestre em Educação. Especialista em Educação a Distância. Graduação em Pedagogia; Graduação em Ciências; Graduação em Biologia. Experiência Profissional: Ministério da Educação (MEC-BR) - Coordenador-Geral Supervisão da Educação Superior; Direção e Assessoramento Superior em programas e projetos educacionais nas Secretarias: Educação a Distância, Básica, Superior, Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior. Membro do Fórum Nacional de Educação (FNE -2016/2017). Membro Editorial da coedição internacional da Revista Comunicar no Brasil (2015/2017).

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Docente e Pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhos publicados sobre programação de TV e audiências infanto-juvenis, formação de educadores em comunicação audiovisual, educação a distância, TV na escola, mídias. É líder do Grupo de pesquisa Educamídia (UNB/CNPq).

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Baxto, W., & Carneiro, V. L. Q. (2019). Uso das TIC na educação superior a distância. Educação, 42(1), 35–43. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28389

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