Comunidade escolar de Mato Grosso do Sul: refletindo sobre o trabalho de docentes do gênero masculino

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal
  • Edicleia Lima de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.24393

Palavras-chave:

Gênero. Docência. Educação infantil. Ensino fundamental.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar as representações sociais de professores homens, gestores escolares e familiares de alunos de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do município de Corumbá (MS), em relação ao trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças. A metodologia consiste na gravação de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas, sistematizadas e analisadas. Participaram do estudo dez pessoas, sendo cinco da educação infantil e cinco dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados revelam que nos dois níveis de ensino averiguados não há grandes problemas relacionados ao trabalho desenvolvido pelos professores homens em Corumbá. Entretanto, o medo do que a família vai pensar e as representações sociais de que a mulher é a pessoa mais adequada para cuidar e educar as crianças na escola exercem influências para que exista um número cada vez menor de docentes do gênero masculino trabalhando nas duas primeiras etapas da educação básica.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Edicleia Lima de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista de Iniciação Científica CNPq. Graduanda do Curso de Pedagogia da UFMS.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Gonçalves, J. P., & Oliveira, E. L. de. (2017). Comunidade escolar de Mato Grosso do Sul: refletindo sobre o trabalho de docentes do gênero masculino. Educação, 40(2), 275–285. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.24393

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa